Serviço Europeu das Vocações apontou caminhos para uma maior intervenção dos padres na pastoral vocacional
“Vinde e vede. O sacerdote, testemunha e servidor das vocações” – foi este o tema do encontro anual do SEV, que reuniu diversos responsáveis da pastoral das vocações, a nível europeu, na cidade de Esztergom – Hungria.
Uma iniciativa que serviu para reflectir acerca do papel dos sacerdotes na sociedade, encontrando soluções que permitam ao padre um contributo efectivo no acompanhamento de novas vocações.
O encontro foi pautado pela partilha de ideias e sugestões, cruzando opiniões e realidades encontradas nos diversos países. O espírito de fraternidade e de oração pelas vocações esteve sempre presente.
De acordo com o comunicado final do encontro, uma parte da iniciativa foi centrada no exemplo dos profetas bíblicos, que “narram a sua vocação, afirmando que a sua missão começa com o encontro pessoal com o Deus vivo”.
Outra ideia encontrada foi a de que “o sacerdote é chamado a ser presença de Deus no mundo”, tendo a missão de guiar a comunidade “como servo de todas as vocações”, à imagem de Cristo, o Bom Pastor.
Nada disto é possível sem “um ministério com identidade” e uma “preparação sólida”, que deve acompanhar o sacerdote todos os dias da sua vida.