Tesouro cultural da Irlanda chega a Coimbra

O livro de Durrow, o mais antigo Evangelho com decorações completas feito na Irlanda, foi esta manha entregue à Universidade de Coimbra.

Datado do século IX, este é um dos mais famosos manuscritos com iluminuras irlandesas e muito provavelmente o primeiro Evangelho produzido nas ilhas britânicas, no período pós-Império Romano.

Hoje é entregue na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra uma reprodução exacta deste valioso documento. O director da biblioteca, Carlos Fiolhais, espera que esta obra seja muito requisitada:

“Uma obra do século IX com iluminuras ao estilo inglês da época, feita por monges, numa altura em que os livros eram coisas misteriosas, feitas no segredo dos conventos, interessa a toda a gente, no sentido de que qualquer pessoa é curiosa pela história, saber como os livros eram feitos na alta idade média, que arte tinham. É algo que tem interesse para toda a gente, saber como a tradição cristã passou nessa altura através do livro, o papel que o livro teve na história da religião, em particular o cristianismo.”

Considerado um dos mais importantes testemunhos da sua época, o original deste livro encontra-se no espólio da biblioteca da Trinity College, em Dublin.

Partilhar:
Scroll to Top