A Pedagogia de Teresa de Saldanha – contributo para a História da Formação Pessoal e Social em Portugal no século XIX, é o tema da Tese de doutoramento em Educação defendida ontem, dia 23 de Abril, na Universidade Clássica de Lisboa por Helena Ribeiro de Castro, sob a orientação de Margarida César. A autora afirma que o seu principal objectivo é dar a conhecer a figura de Teresa de Saldanha (1837-1916), Fundadora da Congregação Portuguesa das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, e os valores subjacentes à vasta obra educativa que realizou – uma obra invulgar para a época e que merece ter, na sua opinião, lugar de destaque, na História da Educação, em Portugal. Destaca da obra de Teresa de Saldanha como vectores de inovação para a época: uma educação destinada a diferentes estratos sociais, embora preferencialmente dirigida a meninas pobres; um ensino com diversidade de disciplinas e adaptado à realidade individual dos educandos; a educação especializada de crianças com necessidades educativas especiais; a extensão da acção educativa e da responsabilidade da educação às famílias; o cuidado da promoção social e a procura de soluções para situações precárias, a par do ensino.