Terra Santa: Vaticano mantém posição sobre Jerusalém Oriental

Comissão de trabalho Santa Sé-Israel esteve reunida para definir acordo fiscal

Cidade do Vaticano, 12 jun 2012 (Ecclesia) – O subsecretário do Vaticano para as relações com os Estados afirmou hoje que a Santa Sé mantém a sua posição sobre o estatuto de Jerusalém Oriental, que divide as autoridades de Israel e dos territórios palestinos.

Monsenhor Ettore Balestrero falava à Rádio Vaticano, após uma reunião da comissão bilateral entre a Santa Sé o Estado de Israel, para prosseguir as negociações relativas ao chamado ‘Acordo fundamental’ entre as duas partes, no que diz respeito a matérias fiscais.

Este responsável destaca que ainda há “questões por resolver” e refuta a ideia de um reconhecimento implícito a Israel da parte oriental da cidade de Jerusalém, mantendo-se “à margem de disputas territoriais”.

“Há bastante tempo estabelecemos que são negociadas apenas as propriedades que não se encontram em Jerusalém Oriental nem na Cisjordânia para conseguir assinar um acordo”, explicou o responsável da Cúria Romana.

O sacerdote italiano considera que “a confusão” e “o alarme” nasceram a partir da leitura de  um instrumento de trabalho “ultrapassado” há algum tempo.

O subsecretário do Vaticano para as relações dos Estados adiantou ainda que a posição da Santa Sé foi reafirmada à Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e “será de novo lembrada no acordo global com a OLP, em processo de elaboração”.

Em comunicado oficial, a sala de imprensa da Santa Sé revelou que as negociações com Israel decorreram “numa atmosfera positiva e construtiva”, com “avanços significativos” para a conclusão de um acordo.

A próxima reunião da comissão bilateral vai decorrer no dia 6 de dezembro, no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR