Padre Jacinto Bento apela à solidariedade «a favor das famílias cristãs carenciadas do Patriarcado Latino de Jerusalém»
Angra do Heroísmo, Açores, 14 abr 2025 (Ecclesia) – O padre Jacinto Bento, da Diocese de Angra, vai levar “ofertas de portugueses e portuguesas aos cristãos” da Terra Santa, “que passam inúmeras necessidades”, nas celebrações da Páscoa.
“Desloco-me também em nome da ‘Associação Amigos da Terra Santa dos Açores’, a fim de levar ofertas dos cristãos portugueses, bem como de todas as pessoas de boa vontade, aos cristãos vítimas da guerra que estão a passar muitas privações”, explica o sacerdote açoriano, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
Um dos objetivos da Associação Amigos da Terra Santa dos Açores’, aprovada peplo então bispo de Angra, em 2017, D. João Lavrador, é angariar fundos para “ajudar os cristãos da Igreja Mãe de Jerusalém”, através do Patriarcado Latino.
O padre Jacinto Bento apela “a todos os irmãos, cristãos ou não”, para colaborarem com um donativo a favor das famílias cristãs carenciadas do Patriarcado Latino de Jerusalém, através do IBAN PT50 0059 0001 2198 5800 0056 9.

O sacerdote da Diocese de Angra explica ainda que vai viajar para a Terra Santa para as celebrações da Páscoa, “em tempo de guerra”, porque foi convidado pelo Patriarcado Latino de Jerusalém, e “pelo grande amor pela terra que Deus escolheu para se revelar à humanidade”.
O padre Jacinto Bento, pároco em São Pedro de Angra, é cónego do Santo Sepulcro de Jerusalém, desde 2017, e vai exercer a sua “função litúrgica durante a Semana Santa”, na respetiva basílica.
A Igreja Católica iniciou, este domingo, dia 13 de abril, com a celebração dos Ramos, a Semana Santa, momento central do ano litúrgico, que recorda os dias da prisão, julgamento e execução de Jesus, culminando com a Páscoa, que assinala a ressurreição de Cristo, a mais importante festa do calendário católico.
CB/OC