Celebração ecuménica assinala conclusão dos trabalhos
Cidade do Vaticano, 21 mar 2017 (Ecclesia) – A conclusão da primeira fase de restauro no Santo Sepulcro, em Jerusalém, vai ser assinalada esta quarta-feira com uma celebração ecuménica, após 10 meses de trabalhos no local.
O jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, assinala que “está tudo pronto” para que os visitantes possam voltar a passar pelo espaço que assinala a sepultura e ressurreição de Jesus.
A celebração ecuménica vai reunir os representantes das Igrejas que assinaram o acordo que permitiu o desenvolvimento dos trabalhos de restauro: o patriarca ortodoxo de Jerusalém, Teófilo III; o custódio da Terra Santa (Igreja Católica), padre Francesco Patton; e o patriarca arménio de Jerusalém, Nourhan Manougian.
A estes responsáveis vai juntar-se o administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, D. Pierbattista Pizzaballa, entre outros responsáveis cristãos, esperando-se a presença do patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu.
Uma segunda fase de obras vai procurar assegurar a estabilidade da estrutura.
O restauro é financiado pelas comunidades cristãs do Santo Sepulcro, incluindo um donativo de 500 mil dólares da Santa Sé, bem como por entidades públicas e privadas.
OC