Terra Santa: Bispos europeus e norte-americanos vão encontrar-se com migrantes e refugiados

Lisboa, 09 jan 2016 (Ecclesia) – Os bispos do grupo de Coordenação das Conferências Episcopais a favor da Igreja Católica na Terra Santa vão reunir-se entre 14 e 19 de janeiro, em Israel e na Palestina, informou hoje o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o CCEE adianta que a Coordenação das Conferências Episcopais em apoio à Igreja na Terra Santa (Holy Land Coordination, HLC) vai participar este sábado na tradicional ‘Missa dos Povos’ que é animada pelas várias comunidades nacionais em Israel.

O encontro com migrantes cristãos e refugiados realiza-se em Jafa; de tarde, os bispos da Europa, América do Norte e África do Sul que integram a HLC vão visitar o Centro Pastoral para Migrantes em Telavive.

Nos dias seguintes, os membros da HLC vão refletir sobre os 50 anos de ocupação com uma visita a Hebron e a Jerusalém Oriental, onde vão examinar “em profundidade” o diálogo entre israelita e palestinos.

O CCEE contextualiza que os dias de trabalho vão ser marcados por oração e celebração diária com várias paróquias católicas do bairro de Belém; estão previstos encontros com os bispos locais da Terra Santa, os docentes, administrativos e estudantes da Universidade de Belém, bem como os responsáveis dos organismos católicos de caridade.

A Conferência Episcopal de Inglaterra e País de Gales é a responsável pela coordenação e comunicação do grupo da coordenação da Terra Santa que foi criada no final do século XX a convite da Santa Sé com o objetivo de visitar e apoiar os cristãos locais.

A visita dos bispos católicos às comunidades cristãs da Terra Santa acontece desde 1990.

O secretário geral da CCEE, o sacerdote português Duarte da Cunha, vai representar o Conselho das Conferências Episcopais Europeias e os bispos europeus durante a vista.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top