«Tempo da Criação»: Arciprestado Coimbra Urbana celebra os 10 anos da Laudato Si’

Foto: Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais (Coimbra)

Coimbra, 19 set 2025 (Ecclesia) – O Arciprestado Coimbra Urbana, da Diocese de Coimbra, está a celebrar os 10 anos da encíclica Laudato Si’ e promove um diálogo e celebração da Eucaristia esta sexta-feira, dia 19 de setembro, no Penedo da Meditação — Espaço Laudato Si’.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Arciprestado Coimbra Urbana dinamiza o diálogo ‘Paz com a Criação: sementes de esperança’, a partir das 18h00, no Penedo da Meditação, “agora também Espaço Laudato Si’”, após a primeira fase da sua reabilitação.

Esta conversa conta com a participação de Pedro Bingre do Amaral e de Miguel Panão, sendo moderada por Sónia Neves.

A partir das 19h00, desta sexta-feira, vai ser será celebrada a Eucaristia pelo Cuidado da Criação, presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.

O Arciprestado Coimbra Urbana recorda que a Missa pro custodia creationis foi celebrada pelo Papa Leão XIV, no dia a 9 de julho, no Borgo Laudato Si’, em Castel Gandolfo; o novo formulário de orações para a Missa “pela custódia da Criação”, apresentado pelo Vaticano, foi aprovado pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, integra o Missal Romano, ligando explicitamente a liturgia ao compromisso de conversão ecológica integral inspirado pela Laudato Si’.

Este domingo, dia 21 de setembro, realiza-se a caminhada ‘Passos pela Paz’, organizada pelo Círculo Laudato Si’ Santo António dos Olivais, com partida às 14h30, também no Penedo da Meditação, passam pela Porta Santa do Jubileu da Esperança, até ao Seminário Maior de Coimbra.

“Caminhar juntos é resistir à indiferença, escolher a proximidade e o perdão, e recusar a normalização da guerra que devasta comunidades e o meio ambiente”, salienta o Arciprestado Coimbra Urbana, que cita também palavras do Papa Francisco e de Leão XIV.

CB

Coimbra: Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais dinamiza iniciativas no «Tempo da Criação»

Partilhar:
Scroll to Top