Temas sociais debatidos pelos jovens

Iniciativa da Igreja Católica vai sensibilizar os mais novos para problemas como a pobreza e a fome

Lisboa, 02 mai 2014 (Ecclesia) – Jovens de todo o país vão acorrer este sábado e domingo a Fátima, convidados pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) “a quebrarem rotinas” para reforçarem o seu “compromisso” cristão.

De acordo com um artigo publicado no semanário digital Ecclesia, a edição deste ano do “Fátima Jovem”, dedicada à temática das Bem-Aventuranças, pretende envolver os participantes numa peregrinação “geográfica e espiritual” e a ajudar os jovens católicos a assumirem a sua identidade “em todas as dimensões da vida: na família, na paróquia, na escola, no trabalho, no grupo de amigos, na discoteca, no bar”.

O programa do “Fátima Jovem” vai abranger momentos de “formação e debate, oração e reflexão, partilha e animação”, com destaque para a abordagem de “temas sociais como o voluntariado, a pobreza e a família”.

O tema da pobreza, também presente nas Bem-Aventuranças, vai ser tratado através da apresentação do documentário “O Meu Bairro”, um filme da autoria das irmãs Inês e Daniela Leitão, dedicado ao “trabalho dos religiosos do Instituto Missionário da Consolata no bairro do Zambujal, na Amadora”.

Este documentário, que já “foi entregue ao Papa Francisco a 19 de fevereiro de 2014 no Vaticano”, conta a história “dos padres e irmãs” da Consolata que há cerca de 10 anos “respondem diariamente aos “desafios, problemas sociais e culturais” de “um dos bairros mais problemáticos da periferia de Lisboa”, sublinha o DNPJ.

Ainda no plano das temáticas sociais, o organismo presidido pelo padre Eduardo Novo pretende “alertar” os jovens presentes em Fátima para a importância de participarem na campanha internacional de luta contra a fome – “Uma só família humana, alimento para todos”.

Este projeto da Cáritas Internacional tem como objetivo erradicar a fome entre as populações até 2025, combater o “desperdício” de alimentos e “alertar para o respeito inalienável pelo direito à alimentação”.

Depois de um período de preparação, iniciado ainda no Domingo de Ramos, jovens oriundos das diversas dioceses seguiram viagem de autocarro para a Cova da Iria, onde vão este sábado convergir dos “quatro pontos de Fátima” numa caminhada de aproximadamente 5 quilómetros até à Praça Luís Kondor.

Os jovens peregrinos vão ser chamados a participar e a animar as diversas celebrações do Santuário de Fátima, com destaque para a vigília de oração que vai ter lugar sábado à noite na Basílica da Santíssima Trindade, e que terá como lema “Viemos adorá-Lo”.

Um momento em que, de acordo com o DNPJ, os participantes do “Fátima Jovem” serão desafiados a terem a “ousadia de penetrar no diálogo de coração a coração” com Cristo, conforme o exemplo dos discípulos de Emaús, refere o artigo do Semanário Ecclesia.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top