Teatro Nacional D. Maria II estreia «Miserere», a partir de textos de Gil Vicente

Luís Miguel Cintra quer que espectáculo ajude a repensar a fé

O Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, estreia esta Quinta-feira o espectáculo “Miserere”, colagem de textos de Gil Vicente feita por Luís Miguel Cintra, a quem foi igualmente confiada a encenação.

O trabalho propõe um reencontro com o “Auto da Alma”, escrito para a Semana Santa da corte de D. Manuel I, acrescentado pela glosa do salmo “Miserere mei Deus” e da fala do Anjo em “Breve Sumário da História de Deus”.

Luís Miguel Cintra explicou ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura que o “Auto da Alma”, por se tratar de uma encomenda para a noite de Quinta-feira Santa, insiste no castigo que o homem tem de sofrer para ser perdoado por Deus. 

“Isto não coincide com a minha visão do cristianismo nem com a visão do próprio Gil Vicente, que noutros autos tem uma visão religiosa muito mais generosa”, refere o encenador.

“A minha vontade, refere Luís Miguel Cintra, seria que o espectáculo ajudasse as pessoas que têm a religião como hábito ou como rotina a repensar uma série de conceitos da sua fé, que não podem ser a mera imitação da tradição cristã cultural que recebemos nem podem ser banalizados com comportamentos quotidianos automáticos.”

Na entrevista, o encenador fala também do desafio de transpor um texto que pressupõe uma cumplicidade a nível religioso entre os actores e o público para um época em que as referências bíblicas e cristãs estão praticamente ausentes, sobretudo nas gerações mais novas.

Na última parte da conversa, Luís Miguel Cintra refere que a questão da espiritualidade está ausente da maior dos textos teatrais contemporâneos e que os seus trabalhos procuram recuperar esta dimensão através da relação entre os actores e o público.

“Miserere” – palavra com que começa o Salmo 51 na Vulgata, uma das traduções latinas da Bíblia – é interpretado por Dinis Gomes, Duarte Guimarães, João Grosso, José Airosa, José Manuel Mendes, Luís Lima Barreto, Luís Miguel Cintra, Ricardo Aibéo, Rita Blanco, Sofia Marques e Vítor d´Andrade.

O espectáculo pode ser visto de Quarta-feira a Sábado às 21h30 e aos Domingos às 16h00, até 23 de Maio.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top