Peça inspira-se nos escritos de uma das videntes da Virgem em Fátima
Fátima, Santarém, 02 mar 2013 (Ecclesia) – A peça de teatro ‘Irmã Lúcia – uma oração’ vai ser apresentada este domingo em Fátima, pelas 16h00, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, num espetáculo com entrada gratuita.
“ ‘Irmã Lúcia’ é a 3ª peça, de uma trilogia baseada em três mulheres portuguesas que se destacaram no panorama português: Maria Helena Vieira da Silva na pintura, Amália Rodrigues no canto e agora Irmã Lúcia na religião”, explica a atriz Maria José Paschoal, numa nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA pelo Santuário de Fátima.
O monólogo, produzido pelo grupo “Cassefaz”, estreou a 13 de fevereiro, 8.º aniversário da morte da irmã Lúcia, no Convento dos Cardaes, em Lisboa, homenageando uma das testemunhas das aparições da Virgem Maria ocorridas em Fátima no ano de 1917.
A atriz Maria José Paschoal, que assume o papel da religiosa, explicou que a dramatização, que resulta da adaptação do primeiro volume das ‘Memórias da Irmã Lúcia’, “pretende ser uma homenagem à figura ímpar da religião católica espalhada pelo mundo”, acrescentou.
“A Irmã Lúcia foi sempre para mim uma figura muito querida. De maneira geral as pessoas ficam mais ligadas à Jacinta e ao Francisco [os outros dois videntes] porque morreram muito cedo, e não tanto à Irmã Lúcia que morreu com muita idade”, disse.
A protagonista considera que a irmã Lúcia e os beatos Jacinta e Francisco “são a certeza da aproximação do Divino a Portugal”.
De acordo com o testemunho reconhecido pela Igreja Católica das três crianças conhecidas como pastorinhos de Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.
Após a apresentação em Fátima a peça volta a ser exibida no Convento dos Cardaes, a 13 de março.
SISF/RJM/OC