Taizé prepara encontro no Porto

«Peregrinação de Confiança através da Terra» para por Portugal pela segunda vez

Há mais de 30 anos que a Comunidade de Taizé anima uma «Peregrinação de Confiança através da Terra», com etapas que reúnem milhares de jovens na aldeia de Taizé ou em cidades de todos os continentes. Esta peregrinação não pretende organizar os jovens num movimento centrado nos irmãos, mas sim proporcionar experiências que os ajudem a empenhar-se cada vez mais na igreja local e numa vivência cristã na sociedade. Os participantes são convidados a sair da rotina do seu quotidiano, assumindo a atitude de um peregrino que se põe a caminho para ir ao encontro de Deus e dos outros.

Nos últimos anos, esta Peregrinação teve como etapas encontros europeus em Lisboa (2004), Milão (2005), Zagreb (2006), Genebra (2007), Bruxelas (2008), um encontro asiático em Calcutá (2006), um latino-americano em Cochabamba (2007), um africano em Nairobi (2008) ou um ibérico em Sevilha (2009).

No Carnaval de 2010, cerca de trinta paróquias do Grande Porto acolherão as várias centenas de jovens participantes nesta próxima etapa ibérica da peregrinação. A zona de acolhimento abrangida pelo encontro foi definida em função da acessibilidade ao Estádio do Dragão em transportes públicos, que deverá ser realizável em menos de meia-hora.

A experiência dos últimos anos mostra que tanto o tempo de preparação como o próprio encontro podem ser muito enriquecedores para as comunidades acolhedoras, pois ajudam a reanimar a fé das comunidades, a despertar um entusiasmo cristão, a fazer novas descobertas e a dar testemunho na sociedade. Eis algumas questões que poderão ser levantadas de forma muito concreta:

 – Descoberta da comunidade local: que grupos, pessoas empenhadas ou movimentos poderão dar um testemunho durante as manhãs do encontro passadas na paróquia?

 – Descoberta da generosidade de quem vive à nossa volta: que pessoas do nosso bairro, cristãs ou não, estarão dispostas a abrir a porta de sua casa a jovens que não conhecem?

 – Descoberta da universalidade da Igreja: de que forma nos enriquecemos partilhando a nossa fé com os jovens que nos virão visitar?

 

 

Programa Provisório do Encontro

Sábado 13 de Fevereiro

Entre as 11 da manhã e as 2 da tarde: primeiro acolhimento, num local central onde todos os participantes se deverão dirigir. Cada um vai receber um passe para os transportes públicos, um cartão para as refeições e um mapa de acesso à paróquia que o acolherá durante o encontro. Os jovens dirigem-se depois às paróquias, onde haverá um segundo acolhimento. Nas paróquias é-lhes atribuída uma família de acolhimento, que poderão visitar no início da tarde. No final da tarde, o programa continua no pavilhão do estádio do Dragão («Dragão Caixa»):

18:00 – Fórum musical de acolhimento

19:00 – Jantar

21:00 – Oração

Por volta das 23 horas, os jovens estarão de regresso às casas das famílias de acolhimento.

 

Domingo 14 de Fevereiro

Pequeno-almoço com as famílias de acolhimento.

Missa nas paróquias de acolhimento. Será importante escolher uma das missas habituais da paróquia e depois organizá-la tendo em conta a participação dos jovens vindos de fora. No final da missa, um desses jovens poderá talvez dizer algumas palavras a todos, para explicar o motivo da sua presença no Porto e convidar a comunidade paroquial a participar na oração da noite, que terá lugar no Dragão Caixa. Antes ou depois da missa, seria bom aproveitar a ocasião para que os jovens pudessem descobrir a comunidade local, as suas diferentes iniciativas e actividades e encontrar grupos activos na paróquia.

Almoço com as famílias de acolhimento.

À tarde, entre as 16 e as 18 horas, haverá encontros por tema («workshops») em diferentes locais do centro da cidade.

19:00 – Jantar

21:00 – Oração (no Dragão Caixa)

Por volta das 23 horas, os jovens estarão de regresso às casas das famílias de acolhimento.

 

Segunda-feira 15 de Fevereiro

Pequeno-almoço com as famílias de acolhimento.

8:30 Oração nas paróquias. Esta oração será animada pelos jovens da paróquia e pelos participantes. A seguir à oração formam-se pequenos grupos de partilha, que vão reflectir sobre um tema proposto. Convidar pessoas da paróquia, jovens ou não, a participar nestes pequenos grupos poderá ser enriquecedor para todos! Para alguns dos pequenos grupos, podem serem organizadas visitas ao bairro ou encontros com pessoas que sejam «testemunhas de esperança» através de compromissos em diferentes áreas. Entre segunda e terça-feira, o ideal seria que cada um dos pequenos grupos pudesse ter uma manhã de reflexão e a outra de descoberta dos sinais de esperança da paróquia.

O almoço poderá ser muito simples, com um piquenique nas paróquias, aproveitando-se assim o tempo para o encontro e convívio entre os participantes.

14:15 – Oração em igrejas do centro da cidade.

À tarde, entre as 16 e as 18 horas, haverá encontros por tema («workshops») em diferentes locais do centro da cidade.

19:00 – Jantar

21:00 – Oração (no Dragão Caixa)

Por volta das 23 horas, os jovens estarão de regresso às casas das famílias de acolhimento.

 

Terça-feira 16 de Fevereiro

Pequeno-almoço com as famílias de acolhimento.

8:30 Oração nas paróquias, seguida de um programa idêntico ao da manhã de segunda-feira.

Almoço partilhado nas paróquias. Seria bom convidar as famílias de acolhimento a vir almoçar com os jovens à paróquia, pedindo a cada família para trazer um pequeno farnel. Será este momento festivo a concluir o encontro.

Às 16 horas, os jovens deverão estar no local de partida dos autocarros.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR