Taizé: Papa saúda comunidade ecuménica no seu 75.º aniversário

Francisco evocou irmão Roger Schutz, falecido há 10 anos

Cidade do Vaticano, 19 ago 2015 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje no Vaticano o 75.º aniversário de fundação da comunidade ecuménica de Taizé (França), que se vai celebrar esta quinta-feira.

“Desejo dirigir a minha saudação, acompanhada pela oração, aos irmãos monges, recordando o amado fundador irmão Roger Schutz, de quem há precisamente três dias recordamos o 10.º aniversário da morte. Bom caminho à comunidade de Taizé”, desejou Francisco, no final da audiência geral que decorreu na sala Paulo VI.

AComunidade de Taizé reúne uma centena de irmãos, católicos e de diversas origens evangélicas, vindos quase 30 países diferentes.

Em 2015, os monges assinalam os 100 anos do nascimento do irmão Roger (1915), os 10 anos da sua morte (16 de agosto de 2005) e os 75 anos da fundação da comunidade ecuménica.

A oração em memória do irmão Roger, no último domingo, reuniu uma centena de responsáveis de Igrejas – católicos; ortodoxos; protestantes e evangélicos – e representantes de outras religiões, incluindo o cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, e o presidente da Assembleia Geral do COPIC, D. Jorge Pina Cabral, bispo da Igreja Lusitana.

No contexto do triplo aniversário, este ano pela “primeira vez” todos os irmãos da comunidade que vivem em fraternidades nos diferentes continentes regressaram a Taizé para uma reunião geral.

Os monges vão promover também um colóquio internacional sobre o contributo do irmão Roger para o pensamento teológico, de 30 de agosto a 6 de setembro.

“Este encontro dirige-se a jovens teólogos até aos 40 anos – padres jovens, seminaristas, professores de moral, estudantes de teologia”, refere a comunidade, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, informando que o padre Nuno Folgado está a “organizar um grupo de Portugal para participar neste encontro”.

O Encontro Europeu de Jovens que a Comunidade Ecuménica promove anualmente nos últimos dias do ano vai ter lugar na cidade de Valência, em Espanha, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2016.

D. Manuel Clemente foi convidado pelo prior de Taizé, o irmão Alois, e destacou a oportunidade que os mais novos tiveram para contactar com uma comunidade onde se vive de forma “profunda” aqueles que são os “elementos essenciais da vida cristã”, desde a “oração” à “solidariedade” para com os outros.

Entre os dias 8 e 16 deste mês, acorreram à pequena aldeia de Taizé, a cerca de 360 quilómetros de Paris, mais de quatro mil jovens de todo o mundo, entre os quais centenas de portugueses, de Lisboa e de outras dioceses.

Para D. Manuel Clemente, tratou-se de uma semana fundamental para “alargar o espírito” dos jovens e prepará-los para continuarem a ser portadores da mensagem cristã no mundo.

“O que vem ao de cima é que, com aqueles milhares de jovens que anualmente passam em Taizé, a Europa pode contar para se reafirmar como continente verdadeiramente cristão e solidário, porque cada geração é uma sementeira de esperança”, referiu à Agência ECCLESIA.

No próximo domingo, a partir das 11h20, a comunidade ecuménica de Taizé e o último encontro internacional de jovens em França vão ser tema em destaque no programa ‘70×7’ (RTP2).

JCP/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top