Taizé: Jovens levam «solidariedade» a regiões mais isoladas

Iniciativa internacional já passou pelo Porto e em outubro vai chegar a Bragança

Taizé, França, 03 jul 2014 (Ecclesia) – Dezenas de jovens ligados à Comunidade Ecuménica de Taizé estão distribuídos por vários países e “pequenas fraternidades provisórias”, no apoio e animação de regiões mais isoladas.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Comunidade sediada no leste de França explica que a iniciativa pretende servir de preparação para um “grande encontro” que vai decorrer entre 9 e 16 de agosto de 2015, subordinado ao tema “Por uma nova solidariedade”.

Antes de participarem no evento, “jovens de todo o mundo” estão a ter a oportunidade de “aprofundar” esta questão no terreno, junto de pequenas localidades ou aldeias, através do trabalho pastoral e social, do contacto com pessoas desfavorecidas ou em situação de sofrimento, da oração e do diálogo com outros jovens.

Em Portugal, Jeanne, Judith e Yolanda deram recentemente forma a uma “pequena fraternidade” na região do Porto e atuaram sobretudo junto dos utentes do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória.

Num testemunho divulgado através da página oficial da Comunidade de Taizé, as três jovens mostram-se entusiasmadas por terem tido a oportunidade de “estar envolvidas em diferentes áreas de trabalho do centro”.

O dia-a-dia foi ocupado no apoio a crianças, aos sem-abrigo e idosos, na organização de momentos de oração e na divulgação da mensagem de Taizé, com os seus cânticos e valores.

Ainda que a “barreira da língua” tenha sido “por vezes um desafio”, os obstáculos foram ultrapassados através da “linguagem do amor, do serviço e da dedicação”, sublinham as jovens.

Atualmente, estão “fraternidades” ativas em Moresnet, um pequeno território junto à fronteira entre a Bélgica e a Alemanha; em Kiev, na Ucrânia, e em Ruan, na França.

Em andamento está a criação de um grupo na cidade de Bragança, prevista para outubro, e também em Birmingham, na Inglaterra, Caen e Châtillon, na França, Aschafemburgo, na Alemanha, e Jerusalém, em Israel.

O grande encontro sobre a “solidariedade” em 2015 está inserido no programa que a Comunidade Ecuménica de Taizé quer dedicar aos 75 anos da sua fundação e ao centenário do nascimento do irmão Roger, responsável pela criação daquele projeto.

No dia 16 de agosto de 2015 vai ser ainda assinalado o 10.º aniversário da morte do irmão Roger.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top