Porto, 04 jan 2012 (Ecclesia) – O diretor do secretariado da pastoral juvenil da diocese do Porto considerou o «Encontro Europeu de Jovens», realizado em Berlim, uma “experiência marcante e contagiante”.
Realizado naquela cidade alemã, de 28 de dezembro a 1 de janeiro, esta iniciativa promovida pela comunidade de Taizé proporciona aos jovens “momentos de oração, espaços de reflexão e o contacto com a cultura local”, disse o padre António Bacelar à Agência ECCLESIA.
Foram 50 os jovens de toda a diocese do Porto (e também de dioceses limítrofes) que participaram neste encontro que contou com a presença de cerca de 30 mil jovens europeus que viveram uma passagem de ano diferente, “onde não faltou também a festa de fim de ano”, referiu.
O padre António Bacelar participou pela primeira vez num encontro desta natureza, todavia “há muitos jovens repetentes” nesta experiência onde “reina a alegria própria do cristianismo”.
Como a alegria se encontra nas “raízes mais profundas da fé”, o diretor do referido secretariado frisou que a “alegria cristã é constante e é capaz de sorrir por entre as lágrimas”.
Para além dos encontros «Peregrinação de Confiança através da Terra», as jornadas mundiais da juventude são também “prova e testemunho da alegria contagiante”, acrescenta.
A iniciativa, que se repete há mais de três décadas, vai decorrer em Roma, (Itália) na sua próxima edição, entre 28 de dezembro de 2012 e 2 de janeiro de 2013.
LFS