Praga vai receber 37ª edição da tradicional reunião de reflexão e oração para a passagem de ano
Lisboa, 11 nov 2014 (Ecclesia) – A Comunidade Ecuménica de Taizé, na França, está a organizar o Encontro Europeu de Jovens em Praga, República Checa, que pretende ser “um sinal de paz e de reconciliação”, entre 29 de dezembro e 2 de janeiro de 2015.
“No final de um ano marcado pelo centenário da I Guerra Mundial, pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia e pelas eleições europeias, este encontro será um sinal de paz e de reconciliação, vivido por milhares de jovens vindos de todo o continente”, explica a Comunidade de Taizé.
O comunicado enviado à Agência ECCLESIA identifica oito pontos “fortes” para este encontro: “A juventude; a Europa; a reconciliação entre o Oriente e o Ocidente; o espírito de peregrinação; o ecumenismo; o encontro com o outro; o empenhamento na sociedade e a hospitalidade.”
No contexto atual da Europa, a Comunidade considera que a presença de 2600 jovens da Ucrânia, de mais de 1000 jovens da Bielorrússia e de algumas centenas de jovens da Rússia “vai assumir um relevo particular” e recordam ainda que este é o segundo encontro em Praga.
“Depois de o muro de Berlim ter caído, Taizé animou um encontro em Praga”, assinala a Comunidade com uma questão que vai estar em presente entre 29 de dezembro de 2014 e 2 de janeiro de 2015: “Qual o caminho percorrido desde 1990?”.
Os religiosos explicam que o convite para a realização deste encontro partiu da Conferência Episcopal Checa e do Conselho Ecuménico das Igrejas Checas, nesse sentido, a preparação deste evento é da responsabilidade de protestantes, católicos e ortodoxos de Praga em conjunto com os irmãos de Taizé e uma equipa internacional de jovens voluntários.
“O encontro com o outro” e o “empenho na sociedade” são pontos forte deste encontro identificados pela Comunidade de Taizé que vai realizar um ateliê na sinagoga de Praga e vão ainda receber “personalidades empenhadas na sociedade civil”.
O 37.º Encontro Europeu de Jovens da Comunidade de Taizé destina-se a participantes entre os 17 e os 30 anos que pretendem passar um fim de ano em oração, encontro partilha e solidariedade.
Os irmãos de Taizé contabilizam que de Portugal já se inscreveram “mais de 300 jovens”, de várias zonas do país, e recordam que as inscrições encerram no dia 1 de dezembro.
Os participantes ortodoxos, protestantes e católicos vão reunir-se três vezes ao dia em oração comunitária: “De manhã nas paróquias de acolhimento; ao meio-dia nas igrejas do centro da cidade e à noite no parque de exposições em Let?any, à volta dos irmãos da comunidade de Taizé”, revela.
A Comunidade Ecuménica informa que o programa completo, as informações práticas e a mensagem do irmão Alois, prior de Taizé, vão ser publicados durante o mês de Dezembro no sítio online www.taize.fr/pt.
CB/OC