Encontro de jovens «por uma nova solidariedade» começa este domingo e termina a 16 de agosto
Cluny, França, 07 jul 2015 (Ecclesia) – A Comunidade Ecuménica de Taizé (França) revela que espera entre 6000 a 7000 jovens para a celebração de 16 de agosto “ponto culminante do triplo aniversário” que foi assinalado e vivido este ano.
“A partir de Taizé, saudamos todos os que, em todo o mundo, escolhem a esperança. Eles esperam e vivem já uma globalização da solidariedade. Com eles, gostaríamos de dar mais um passo neste caminho comum”, escreve o prior da comunidade numa mensagem dirigida aos jovens.
Em 2015, os monges de Taizé viveram, celebraram e partilharam os cem anos do nascimento do irmão Roger (1915), os dez anos da sua morte (16 de agosto de 2005) e os 75 anos da fundação da comunidade ecuménica (1940).
Neste sentido, a comunidade convida todos os que o desejam ir a Taizé a uma oração em memória do irmão Roger, no dia 16 de agosto, às 16h00.
Este momento vai reunir uma centena de responsáveis de Igrejas – católicos; ortodoxos; protestantes e evangélicos – e representantes de outras religiões.
De Portugal vão estar presentes o cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, e o presidente da Assembleia Geral do COPIC, D. Jorge Pina Cabral, bispo da Igreja Lusitana.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Comunidade de Taizé destaca que preparou um “programa muito especial” para o encontro de jovens “por uma nova solidariedade” que se realiza entre 9 e 16 de agosto.
“Cada dia, cerca de vinte pessoas convidadas vão apresentar aos participantes a sua visão da solidariedade, em ateliês temáticos”, acrescenta, destacando a presença de D. Manuel Clemente, dos jornalistas António Marujo, João Miguel Tavares, Felipe Pinto, Mariana Abranches e seis eurodeputados, entre outros.
“A humanidade atravessa um período de transição difícil e de destino incerto. Há pessoas que fixam o seu olhar nos aspetos negativos, ao ponto de perderem a esperança. Outros sabem ver novas manifestações de vida. As crises podem libertar energias de que não se suspeitava e podem juntar vontades”, acrescenta o irmão Alois, na mensagem publicada no sítio online da comunidade.
No contexto do triplo aniversário, este ano pela “primeira vez” todos os irmãos da comunidade que vivem em fraternidades nos diferentes continentes regressam a Taizé para uma reunião geral.
“Os irmãos vão falar sobre a sua vida nas fraternidades durante os ateliês propostos cada tarde”, informa o comunicado, que já divulgou a lista completa dos ateliês.
À Comunicação Social a Comunidade Ecuménica informa também que tem uma equipa que vai acolher os jornalistas enviados para a cobertura do encontro internacional, entre 8 a 17 de agosto; A sala de imprensa, uma pequena casa chamada «Isba», ao lado da igreja da Reconciliação, vai estar aberta das 9H15 às 12H00 e das 14H00 às 20H15.
Os monges de Taizé vão promover também um colóquio internacional sobre o contributo do irmão Roger para o pensamento teológico, de 30 de agosto a 6 de setembro.
“Este encontro dirige-se a jovens teólogos até aos 40 anos – padres jovens, seminaristas, professores de moral, estudantes de teologia”, exemplificam, informando que o padre Nuno Folgado está a “organizar um grupo de Portugal para participar neste encontro”.
O Encontro Europeu de Jovens que a Comunidade Ecuménica promove anualmente nos últimos dias do ano vai ter lugar na cidade de Valência, em Espanha, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2016.
CB