10 anos da morte do fundador também vão ser recordados
09 jul 2015 (Ecclesia) – A Comunidade Ecuménica de Taizé vai ter um “verão cheio de celebrações”, assinalando os 100 anos de nascimento e 10 da morte do irmão Roger e 75 da fundação da comunidade francesa que acolhe várias religiões.
“O ponto alto dos encontros internacionais deste Verão terá lugar de 9 a 16 de agosto com o ‘Encontro por uma Nova Solidariedade’” que reflete um percurso de três anos dedicados a esta temática, destaca a Comunidade num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Neste encontro vão participar “milhares de jovens do mundo inteiro” e uma centena de pessoas que vão dar testemunho sobre o seu “empenho na sociedade”.
A comunidade ecuménica convida “todos” os que o desejem ir a Taizé para uma “oração em memória do irmão Roger”, na tarde do dia 16 de agosto, um momento que vai reunir uma “centena de responsáveis de Igrejas, representantes de outras religiões e jovens de todos os continentes”.
O Papa Francisco vai rezar em comunhão com todos os que se vão reunir em Taizé, para celebrar o centésimo aniversário do nascimento do irmão Roger e o décimo da sua morte.
O pensamento do irmão Roger, no centenário do seu nascimento (12 de maio) e nos 10 anos do seu falecimento (16 de agosto), também vão ser assinalados com um colóquio internacional, de 30 de agosto a 06 de setembro de 2015.
Em Taizé, a comunidade assinala que já “começou um Verão cheio de celebrações” e neste momento, até ao dia 12 de julho, cerca de 350 jovens “comprometidos na vida religiosa” estão a refletir sobre a “atualidade da vocação”.
“Vêm de vários países, havendo entre eles católicos, protestantes e ortodoxos”, acrescenta o comunicado que explica que em cada dia há intervenções de vários convidados, como o prior de Taizé, irmão Alois; o bispo Copta Ortodoxo do Egipto, Anba Thomas; a priora da Comunidade de Grandchamp (Suíça), a irmã Pierrette.
No final do ano, o tradicional Encontro Europeu de Jovens promovido pela Comunidade Ecuménica vai ter lugar na cidade de Valência, Espanha, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2016.
CB/PR