«Este encontro transmitirá uma mensagem de paz, reconciliação e unidade», informam os monges

Taizé, 26 dez 2025 (Ecclesia) – A Comunidade Ecuménica de Taizé vai congregar cerca de 15 mil jovens no seu 48.º Encontro Europeu, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2026, em Paris e na região da Île-de-France, na França.
“Num contexto marcado pela guerra, por tensões geopolíticas e pela polarização, este Encontro transmitirá uma mensagem de paz, reconciliação e unidade. Jovens e responsáveis das Igrejas de diferentes confissões cristãs — católicos, protestantes, ortodoxos e orientais — vão dar em conjunto um sinal forte de diálogo e de unidade”, informa a Comunidade de Taizé, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Esta iniciativa dos monges de Taizé vai reunir “cerca de 15 000 jovens”, destes 10 mil, com idades entre os 18 e os 35 anos, “provenientes de toda a Europa”, e cerca de 5 mil de Paris e da região da Île-de-France.
O Encontro Europeu de Jovens realizado pela Comunidade Ecuménica de Taizé no final de cada ano vai realizar-se na capital francesa a convite do arcebispo de Paris, D. Laurent Ulrich, dos bispos da região parisiense, e dos responsáveis protestantes e ortodoxos a nível nacional e local.
O comunicado destaca que para acolher os jovens “milhares de famílias abrirão as suas casas”, permitindo receber “todos os jovens em casas particulares”, e mais de 170 oradores dinamizarão ateliês sobre temas da atualidade, como “fé e espiritualidade, solidariedade e ecologia, justiça e paz, arte e cultura”, cruzando a reflexão cívica com o compromisso pessoal.
Os participantes desta edição da ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’ têm as orações comunitárias da manhã nas “150 paróquias de acolhimento” distribuídas por toda a região, ao meio-dia encontram-se “em grandes igrejas parisienses” e, nas noites de 30 e 31 de dezembro, reúnem na Accor Arena de Paris-Bercy.
A noite da passagem de ano é, para todos, “um momento de oração pela paz”, e de encontros interculturais nas paróquias de acolhimento, “uma forma original de celebrar a entrada no novo ano, num espírito de festa e de fraternidade”.
O 48.º Encontro Europeu de Jovens, organizado pela Comunidade Ecuménica de Taizé, vai reunir jovens europeus, “a convite das Igrejas locais e em estreita colaboração com as autoridades civis”, durante cinco dias, a partir de domingo, de 28 de dezembro de 2025 a 1 de janeiro de 2026, na capital francesa e arredores, em Paris e na região da Île-de-France.
Hoje, sexta-feira, dia 26 de dezembro, realiza-se o “primeiro acolhimento de 750 jovens voluntários”, provenientes de toda a Europa, que chegam para ajudar no final dos preparativos, enquanto “o grande dia do acolhimento de todos os participantes” é este domingo, dia 28, entre as 12h00 e as 15h00 locais, em “oito locais em Paris e na região”.

O prior da Comunidade ecuménica de Taizé, o irmão Matthew, anunciou que este encontro de final de ano 2025 ia realizar-se na região da capital francesa no final da oração da noite do dia 30 de dezembro de 2024, no 47.º Encontro Europeu de Jovens em Tallinn, a capital da Estónia.
Esta ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’ dos monges de Taizé já passou por Portugal, Lisboa recebeu o Encontro Europeu de Jovens em 2004/2005, e o Porto acolheu um encontro ibérico, em 2010.
A Comunidade Ecuménica de Taizé, a cerca de 360 quilómetros de Paris, congrega monges de várias Igrejas cristãs e de mais de 30 países, incluindo Portugal, foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, para começar a acolher perseguidos políticos, judeus e, mais tarde, prisioneiros alemães.
CB
