Sugestões para o Ano Sacerdotal

Guião, que inclui textos e esquemas de celebrações, estimula as instituições da Igreja a estabelecer um programa para todo o Ano A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios apresentou um guião dedicado à celebração de abertura do Ano Sacerdotal e à Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que ocorre hoje,  19 de Junho.

Depois da mensagem de D. António Francisco dos Santos, presidente daquela Comissão Episcopal, o caderno apresenta em breves tópicos o que é o Ano Sacerdotal e explica o seu fundamento, objectivos e participantes.

A brochura refere seguidamente algumas propostas dirigidas aos padres e aos diversos Organismos da Igreja, que deverão estabelecer "quanto antes, um verdadeiro e próprio programa para este ano especial".

Para esse efeito são indicadas datas especialmente apropriadas para tornar presente de maneira mais explícita o Ano Sacerdotal. O guia aconselha que esteja disponível um "elenco variado de textos bíblicos, de formulários de oração dos fiéis e de excertos da Patrística, do Magistério e de autores espirituais".

Os autores sugerem a realização de encontros mensais sobre o Ano Sacerdotal, propondo uma lista de dez temas, dos quais nove foram baseados na Exortação «Eu vos darei pastores» («Pastores dabo vobis»). A Comissão Episcopal compromete-se a enviar mensalmente orientações para a apresentação dos conteúdos.

A terceira parte do guião, que é a mais extensa, inclui textos e sugestões para três "modalidades de abertura" do Ano Sacerdotal: missa, Rosário "sacerdotal" e adoração eucarística.

A quarta parte do caderno transcreve o decreto que estabelece a concessão de indulgências plenárias e parciais durante o Ano Sacerdotal.

A última parte da brochura apresenta a biografia "santo Cura d'Ars", S. João Maria Vianney, "luminoso modelo de pastor, plenamente dedicado ao serviço do povo de Deus".

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top