Suécia: Encontro Mundial de Escuteiros arranca em clima de festa

Jovens portugueses deixaram o acampamento de Krinstianstad «mais alegre e coberto de bandeiras nacionais»

Lisboa, 28 jul 2011 (Ecclesia) – A 22ª edição do Jamboree Mundial de Escuteiros, que este ano junta na Suécia mais de 40 mil participantes, incluindo uma delegação de 900 jovens portugueses, arrancou na noite desta quarta-feira em clima de festa.

Segundo a página oficial do evento, a celebração inicial, na cidade de Kristianstad (mais de 500 quilómetros a sul de Estocolmo), foi dado com uma cerimónia dedicada à equipa internacional de serviço (IST), constituída por cerca de 6 mil elementos, que “estará a trabalhar durante estas duas semanas para que o Jamboree funcione em pleno”.

Depois destes primeiros momentos de festa, que contemplaram também diversos momentos musicais e uma sessão de fogo de artifício, começaram a chegar ao acampamento os primeiros escuteiros portugueses.

“Embora com algum cansaço, vinham com uma grande vontade de viver esta grande aventura, e foi num instante que este grande campo se modificou, tudo ficou mais cheio, mais alegre e coberto de bandeiras nacionais”, conforme pode ler-se no blogue do contingente lusitano.

Para hoje está prevista a chegada de todos os agrupamentos que vão marcar presença no encontro mundial, dedicado este ano aos grandes valores que regem o ideal escutista, como o encontro humano, a interação com a natureza e a solidariedade.

O programa de atividades prevê um dia dedicado à lusofonia e à língua portuguesa, que congregará esforços de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

A página portuguesa disponibiliza uma rádio online, vídeos e fotografias.

Lançado em 1920 pelo inglês Baden-Powell, fundador do movimento escutista, o Jamboree Mundial de Escuteiros realiza-se de quatro em quatro anos, juntando atualmente jovens vindos de mais de 150 países.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top