Sudário evoca rostos de sofrimento

Papa Francisco gravou videomensagem para exposição televisiva com transmissão mundial desde Turim

Lisboa, 30 mar 2013 (Ecclesia) –A Catedral de Turim acolheu hoje a segunda exposição televisiva do sudário que segundo a tradição envolveu o corpo de Jesus após a sua morte, numa emissão mundial.

O Papa gravou uma vídeomensagem para esta ocasião, na qual sublinhou o alcance dos olhos do ressuscitado e fez lembrar todos os que sofrem.

“Deixemo-nos alcançar por este olhar, que não procura os nossos olhos, mas o nosso coração”, referia o texto.

“Este Rosto desfigurado parece-se com muitos rostos de homens e mulheres feridos por uma vida não respeitadora da sua dignidade, por guerras e violências que se abatem sobre os mais frágeis”, acrescentava.

Apesar do sudário ter um rosto desfigurado Francisco sublinhou tambem a paz que pode transmitir.

“O Rosto do Sudário comunica uma grande paz; este Corpo torturado exprime uma soberana majestade. É como se deixasse transparecer uma energia refreada mas poderosa, é como se nos dissesse: tem confiança, não percas a esperança; a força do amor de Deus, a força do Ressuscitado tudo vence”, precisava.

No fim da vídeomensagem, o Papa recitou uma pequena oração que São Francisco de Assis rezou diante do crucifixo.

O sudário é um pano de linho com 4 metros e 36 centímetros de comprimento por 1 metro e 10 centímetros de largura.

A iniciativa de hoje acontece quase 40 anos depois da primeira exposição televisiva que foi transmitida, ao vivo, no dia 23 de novembro de 1973.

Mais de 2 milhões de peregrinos provenientes de todo o mundo estiveram diante do sudário em 2010, ano em que esteve exposto ao público e recebeu a visita de Bento XVI.

Para o arcebispo de Turim, D. Cesare Nosiglia, o sudário é o “ícone do Sábado Santo, que não revela somente o sofrimento de Cristo, mas também a sua fé no amor do Pai que o faz ressuscitar da morte”.

Desde sexta-feira está disponível na internet um aplicação oficial para smartphones e tablets dedicada ao sudário, em italiano, espanhol, inglês e português.

O programa inclui conteúdos especiais, com uma função de zoom para ver o pano com maior detalhe.

OC/SN

Notícia atualizada às 19h38

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR