Iniciativa apresentada em conferência de imprensa, no Vaticano
O Vaticano acolheu esta Quinta-feira a conferência de imprensa de apresentação da próxima exposição pública do Santo Sudário, em Turim (Itália), a primeira desde 2000.
A iniciativa irá decorrer entre 10 de Abril e 23 de Maio, com destaque para a visita de Bento XVI, que terá lugar a 2 de Maio.
O Cardeal Severino Poletto, Arcebispo de Turim, destacou que esta é a primeira ostensão do milénio e que já 1,3 milhões de pessoas de todo o mundo fizeram reserva para ver o Sudário.
O Centro Português de Sindonologia em colaboração com a Agencia Abreu, organiza uma Peregrinação Nacional para esta exposição. Outras iniciativas estão a ser programadas, nomeadamente palestras de esclarecimento em todo o país e uma mostra documental.
O site oficial, www.sindone.org, apresenta as informações relativas a todos os aspectos da organização desta exposição pública.
O Santo Sudário, uma das relíquias mais famosas do Cristianismo, é um pano de linho puro que alguns afirmam ter sido utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação. Mede 4 metros e 36 centímetros de comprimento por 1 metro e 10 centímetros de largura. Em 2002 foi alvo de uma intervenção de conservação.
À imagem do que fez João Paulo II, em Maio de 1998, o actual Papa irá venerar o Sudário e presidir à Missa em Turim, no próximo dia 2 de Maio. Enquanto Cardeal, Joseph Ratzinger esteve também na localidade italiana, em 1998, presidindo à peregrinação da Congregação para a Doutrina da Fé.