Lisboa, 13 out 2011 (Ecclesia) – A Plataforma Por Darfur, que reúne várias organizações portuguesas, promove hoje ao Chiado, em Lisboa, um conjunto de manifestações para alertar para a “situação crítica” na região ocidental do Sudão.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, refere-se que a partir das 17h30, na Livraria Bertrand, vai ser entregue o valor obtido pelas vendas do livro ‘Lágrimas do Darfur’ e decorre um encontro com o padre Feliz, missionário comboniano que se encontra desde há duas décadas no Sudão, os últimos cinco na região do Nyala (um dos locais mais violentos da região).
O grupo ‘Tocá Rufar’ vai atuar no local, onde vão ser distribuídos folhetos à população explicando esta iniciativa que está integrada na campanha internacional ‘Beat for Peace’ e que já conta com a participação de centenas de artistas internacionais.
A Plataforma porDarfur (www.pordarfur.org) é dinamizada pela Africa-Europe Faith and Justice Network, Amnistia Internacional, Missionários Combonianos, Comissão Justiça e Paz dos Religiosos, Fundação AIS, Fundação Gonçalo da Silveira e Associação Mãos Unidas Padre Damião.
As organizações têm como objetivo “informar e sensibilizar os portugueses para a situação crítica que continua a viver-se nesta região do Sudão, com campos de refugiados superpovoados, centenas de milhares de pessoas deslocadas de suas casas e um conflito regional tão sangrento cuja contabilidade já escapa aos próprios observadores internacionais e às autoridades locais: cerca de 450 mil mortos e três milhões de desalojados”.
O montante recolhido pela venda do livro ‘Lágrimas do Darfur’, de Halima Bashir e Damian Lewis, editado em 2009 com a chancela Albatroz, do Grupo Porto Editora, foi de 7331 euros.
OC