Sudão do Sul: Rádio católica espera autorização do Governo para retomar as emissões

Lisboa, 21 ago 2014 (Ecclesia) – A Rádio Bakhita, “a voz da Igreja” no Sudão do Sul, continua encerrada à espera de instruções dos serviços de segurança, mas o redator chefe foi libertado depois de três dias preso “num quarto escuro”.

“A Rádio Bakhita ainda não foi autorizada a retomar as transmissões e espera instruções dos oficiais do serviço de segurança ‘sobre como a rádio deverá trabalhar’”, revela a Agência Fides, do Vaticano.

O secretário-geral da Conferência Episcopal Sudanesa, o padre Jacob Odwa, definiu o encerramento da rádio como “desagradável”, considerando que o Governo do Sudão do Sul deveria ter apresentado as suas “razões de forma diferente”.

A rádio Bakhita é promovida pela Arquidiocese de Juba, capital do Sudão do Sul, e foi encerrada depois de noticiar, a 15 de agosto, os confrontos entre as tropas governamentais fiéis ao presidente Salva Kiir e a oposição ligadas ao antigo vice-presidente Riek Machar.

Um redator da rádio revelou que os funcionários da segurança “querem reduzir os programas dedicados a questões políticas”.

Segundo a Agência Fides, o redator-chefe da principal rádio católica no Sudão do Sul, Ochan David Nicholas, esteve detido durante três dias “num quarto escuro onde não podia distinguir o dia da noite”.

O Sudão do Sul, a nação mais nova do mundo, espera que o Presidente Salva Kiir promulgue a lei sobre a liberdade de imprensa aprovada pelo Parlamento em 2013.

Fides/CB

Partilhar:
Scroll to Top