Sudão do Sul: Principal rádio católica foi encerrada

Lisboa, 19 ago 2014 (Ecclesia) – A rádio ‘Bakhita’, a principal emissora católica do Sudão Sul, África, foi proibida de continuar as suas transmissões com uma ordem de encerramento e o redator-chefe, Ochan David Nicholas, foi detido, informa a Agência Fides, do Vaticano.

“A rádio, promovida pela Arquidiocese de Juba, foi fechada depois de divulgar a notícia dos atritos de 15 de agosto entre tropas governamentais fiéis ao Presidente Salva Kiir e as da oposição, ligada ao ex-Vice Presidente Riek Machar”, revela a Fides.

A agência de informação recorda que os representantes dos Estados Unidos da América nas Nações Unidas denunciaram “novos abastecimentos de armas” no Sudão do Sul, “o que faz supor uma retomada das hostilidades em grande escala”.

Muitos meios de comunicação sul-sudaneses foram “obrigados a fechar ou sofreram fortes pressões dos serviços de segurança” desde dezembro, quando “eclodiu a crise”.

“Os acordos de paz assinados em junho de 2013 não foram aplicados por nenhuma das partes e ainda não foi constituído o governo de unidade nacional”, explica a Agência Fides.

Fides/CB

Partilhar:
Scroll to Top