SSVP: Vicentinos ajudam as pessoas «no seu ambiente, nas suas casas, na sua maneira de estar»

Conselho Central do Porto reuniu conferências de toda a diocese

Foto Agência ECCLESIA/PR

Porto, 15 set 2025 (Ecclesia) – O Conselho Central do Porto da Sociedade de São Vicente de Paulo promoveu o Dia Vicentino, reunindo representantes das conferências de São Vicente de Paulo de toda a diocese e reafirmar o propósito ajudar as pessoas “no seu ambiente”.

“Nós deveríamos – e é um esforço que se faz – visitar as pessoas no seu ambiente, nas suas casas, na sua maneira de estar”, afirmou a presidente do Conselho Central do Porto da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Para Lisete Oliveira “essa proximidade é que caracteriza a Sociedade de São Vicente de Paulo”.

“Não só o dar, mas o dar-se”, afirmou.

A presidente do Conselho Central do Porto da SSVP sublinhou que “a Sociedade de São Vicente de Paulo não está ultrapassada”, antes “tem sempre atualidade”.

Foto Agência ECCLESIA/PR, Lisete Pereira

“A Igreja conta connosco, conta com essa proximidade, e nós também temos de contar com a Igreja para nos apoiar”, afirmou.

Lisete Oliveira valorizou o encontro que acontece no Dia Vicentino, porque são estes dias que fazem da SSVP “uma grande família” e oferecem a possibilidade de partilhar ideias, o que é “extremamente importante”.

O Dia Vicentino da SSVP do Porto decorreu na Casa Ozanam, em São João de Ver, e teve como tema “A esperança com olhar vicentino”, a partir das experiências de Sérgio Pinto, diretor do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência em Touguinha, em Vila do Conde, António Clemente, seminarista da Congregação da Missão, e Carla Rodrigues, secretária de Estado Adjunta da Juventude e da Igualdade.

Para o conselheiro espiritual do Conselho Central da SSVP do Porto, padre Manuel Martins o olhar vicentino sobre a esperança remete para a preparação do amanhã, para “acreditar naquilo que não se vê”, lembrando a dificuldade em abordar o tema em situações de fragilidade.

“Eu penso que as pessoas estão focadas em objetivos muito concretos do hoje. Pensarmos o amanhã, é mais difícil… E nós temos de pensar sempre nisso”, afirmou o padre Manuel Martins, vicentino.

O sacerdote da Congregação da Missão valorizou o trabalho das Conferências de São Vicente de Paulo na Diocese do Porto, onde estão em quase todas as paróquias, garantindo a proximidade a cada pessoa e a cada família, nomeadamente em situação de necessidade.

“Nós somos aqueles que estamos no meio das pessoas. E mesmo as autoridades, sobretudo as juntas de freguesia, lidam connosco para irmos ao terreno”, afirmou.

O Dia Vicentino começou com a Eucaristia e, após o debate sobre o tema “A esperança com olhar vicentino”, cada núcleo apresentou o trabalho que desenvolve a partir de um lenço, onde se apresentavam particularidades da região; o encontro terminou com um concerto/oração pela banda “Fallow Him”.

PR

Partilhar:
Scroll to Top