Conselho Central do Porto reuniu conferências de toda a diocese

Porto, 15 set 2025 (Ecclesia) – O Conselho Central do Porto da Sociedade de São Vicente de Paulo promoveu o Dia Vicentino, reunindo representantes das conferências de São Vicente de Paulo de toda a diocese e reafirmar o propósito ajudar as pessoas “no seu ambiente”.
“Nós deveríamos – e é um esforço que se faz – visitar as pessoas no seu ambiente, nas suas casas, na sua maneira de estar”, afirmou a presidente do Conselho Central do Porto da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
Para Lisete Oliveira “essa proximidade é que caracteriza a Sociedade de São Vicente de Paulo”.
“Não só o dar, mas o dar-se”, afirmou.
A presidente do Conselho Central do Porto da SSVP sublinhou que “a Sociedade de São Vicente de Paulo não está ultrapassada”, antes “tem sempre atualidade”.

“A Igreja conta connosco, conta com essa proximidade, e nós também temos de contar com a Igreja para nos apoiar”, afirmou.
Lisete Oliveira valorizou o encontro que acontece no Dia Vicentino, porque são estes dias que fazem da SSVP “uma grande família” e oferecem a possibilidade de partilhar ideias, o que é “extremamente importante”.
O Dia Vicentino da SSVP do Porto decorreu na Casa Ozanam, em São João de Ver, e teve como tema “A esperança com olhar vicentino”, a partir das experiências de Sérgio Pinto, diretor do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência em Touguinha, em Vila do Conde, António Clemente, seminarista da Congregação da Missão, e Carla Rodrigues, secretária de Estado Adjunta da Juventude e da Igualdade.
Para o conselheiro espiritual do Conselho Central da SSVP do Porto, padre Manuel Martins o olhar vicentino sobre a esperança remete para a preparação do amanhã, para “acreditar naquilo que não se vê”, lembrando a dificuldade em abordar o tema em situações de fragilidade.
“Eu penso que as pessoas estão focadas em objetivos muito concretos do hoje. Pensarmos o amanhã, é mais difícil… E nós temos de pensar sempre nisso”, afirmou o padre Manuel Martins, vicentino.
O sacerdote da Congregação da Missão valorizou o trabalho das Conferências de São Vicente de Paulo na Diocese do Porto, onde estão em quase todas as paróquias, garantindo a proximidade a cada pessoa e a cada família, nomeadamente em situação de necessidade.
“Nós somos aqueles que estamos no meio das pessoas. E mesmo as autoridades, sobretudo as juntas de freguesia, lidam connosco para irmos ao terreno”, afirmou.
O Dia Vicentino começou com a Eucaristia e, após o debate sobre o tema “A esperança com olhar vicentino”, cada núcleo apresentou o trabalho que desenvolve a partir de um lenço, onde se apresentavam particularidades da região; o encontro terminou com um concerto/oração pela banda “Fallow Him”.
PR