Solidariedade: Sociedade de São Vicente Paulo preocupada com a «evolução da pobreza em Portugal»

Instituição comemorou 165 anos de presença em Portugal

Foto: Sociedade de São Vicente de Paulo

Lisboa, 06 nov 2024 (Ecclesia) – A presidente nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) referiu com preocupação “a evolução da pobreza em Portugal”, segundo os dados da Pordata referentes a 2023, nas comemorações dos 165 anos desta instituição em Portugal.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a SSVP informa que a sua presidente explicou a realidade das famílias apoiadas pelas Conferências Vicentinas “tem-se alterado, revestem-se de novas roupagens, outras línguas, outras necessidades e desafiam a uma nova forma de escuta, de sentir e atuar”.

“Recordou que a missão dos vicentinos é estar ao lado dos que sofrem dos vários tipos de pobreza, material e espiritual, de forma afetiva e efetiva, 4 séculos depois do nascimento do carisma vicentino”, lê-se.

No seu discurso, a presidente nacional da SSVP, Fernanda Capitão, referiu com “preocupação alguns dados da Pordata referentes a 2023”, sobre a evolução da pobreza em Portugal, e fez uma síntese histórica da implantação da Sociedade de São Vicente de Paulo em Portugal, “até 1900 foram fundadas em Portugal 35 Conferências Vicentinas”.

As Conferências Vicentinas que, “apoiaram aproximadamente 50.000 pessoas” em 2023, estão em 19 das 21 dioceses católicas de Portugal, contam com 6350 vicentinos, aos quais se juntam 3745 subscritores e colaboradores, segundo dados estatísticos de 2023.

A SSVP celebrou 165 anos de serviço em Portugal, no dia 27 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, na Arquidiocese de Évora; a comemoração iniciou-se com uma Eucaristia, presidida pelo cónego Francisco Couto e concelebrada pelo assistente da direção nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, o padre José Alves, da Congregação da Missão (CM).

Três novas vicentinas da Arquidiocese de Évora oficializaram o seu compromisso de entrada na Sociedade de São Vicente de Paulo na Missa, seguindo-se a renovação do compromisso dos vicentinos de algumas das Dioceses do País.

Foto: Sociedade de São Vicente de Paulo

O programa comemorativo continuou, da parte da tarde, do dia 27 de outubro, com uma assembleia, no Seminário Menor de São José, onde o padre Luís Filipe (CPPS) “lançou alguns desafios às Conferências Vicentinas sobre o serviço a partir do que celebram na Eucaristia”, e questionou “como é o pão que as Conferências Vicentinas levam aos mais pobres”.

O padre José Alves, sacerdote vicentino, falou sobre São Vicente de Paulo na origem do “apoio domiciliário moderno”, salientando que as Conferências Vicentinas “prestam um serviço publico”, e, ao longo dos anos, atualizaram-se segundo “as novas necessidades, mas conservam a sua especificidade como sua marca identitária, a visita domiciliária, o acompanhamento, a atenção à pessoa a quem seguem na sua debilidade”.

A primeira Conferência Vicentina foi criada a 31 de outubro de 1859, na igreja de São Luís, em Lisboa, e, destaca a SSVP, “centenas de Conferências foram fundadas e espalharam-se pelas dioceses do País”.

As Conferências Vicentinas pretendem “promover a dignidade humana e contribuir para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário”, e, a partir do lema ‘Amar, Servir, Evangelizar’, os Vicentinos proporcionam “apoio alimentar, auxílio no pagamento de despesas com a habitação, a saúde e a educação, combate à solidão e apoio à inclusão dos migrantes e refugiados”.

Em Portugal, após a criação da primeira Conferência Vicentina, foi fundado o Conselho Nacional, que resultou da fusão dos Conselhos Superiores Masculino e Feminino Portugueses, em 1976.

A Sociedade de São Vicente de Paulo, que tem como estruturas-base as Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos apoia-se nos princípios da justiça, da solidariedade e da caridade, foi fundada em 1833, em Paris (França), por Frederico Ozanam, que foi beatificado pelo Papa São João Paulo II, em 1997.

CB

Partilhar:
Scroll to Top