Formação, comunicação e renovação marcam relatório de 2024

Lisboa, 03 dez 2025 (Ecclesia) – A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) divulgou o relatório de atividades do ano 2024, indicando que apoiou 22 188 famílias, num total de 56 012 pessoas.
De acordo com a informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, a SSVP está presente em 18 dioceses, através de 680 Conferências, envolvendo 6414 vicentinos, maioritariamente mulheres (73,9%) e com predominância da faixa etária acima dos 61 anos.
“A ação vicentina traduziu-se na entrega de 165 591 cabazes alimentares, no apoio à saúde de 10 587 pessoas e no acompanhamento de diversas situações de fragilidade, desde a habitação ao apoio a reclusos e famílias, passando pelos comportamentos aditivos e pela educação”, acrescenta o comunicado.
A informação indica também que a SSVP, que em outubro assinalou 166 anos de implantação em Portugal, “movimentou mais de 3,7 milhões de euros, destinando a maior parte ao apoio direto às famílias”.
O relatório de 2024 valoriza ainda a formação, nomeadamente a realização do “encontro dirigido aos responsáveis pela formação dos Conselhos Centrais”, e o desenvolvimento do “novo site institucional e a reorganizar a presença digital”.
Para o ano de 2026, a SSVP elegeu como prioridade a juventude, criando para o efeito a Comissão Nacional de Jovens e confiando a coordenação das “estratégias de dinamização dos jovens vicentinos” a uma nova vice-presidente para a juventude, apresentada pelo Conselho Superior da Sociedade de São Vicente de Paulo.
No final do relatório do ano de 2024, a direção nacional sublinha os desafios internos enfrentados, nomeadamente a reorganização administrativa e o investimento na modernização tecnológica, reafirmando o desejo de “continuar a servir os mais pobres com espírito de unidade”, sob o lema “Unidos por todos e para todos em Cristo”, conclui o comunicado.
PR



