Solidariedade: Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja lança campanha para apoiar recuperação do património religioso «danificado» pela tempestade

Organismo pede ajuda a conservadores-restauradores ou empresas na área para se juntarem à causa

Foto: Seminário da Sociedade Missionária da Boa Nova, Cernache do Bonjardim

Lisboa, 04 fev 2026 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), da Conferência Episcopal Portuguesa, anunciou, esta terça-feira, que lançou uma “campanha solidária para apoiar a recuperação do património religioso danificado” pela depressão Kristin.

O organismo informa que tem estado a acompanhar a identificação das situações mais graves, em contacto com os responsáveis das dioceses mais afetadas e em colaboração com o Património Cultural, I.P.

“Se é conservador-restaurador ou empresa desta área e pretende juntar-se a esta causa, disponibilizando serviços gratuitamente, manifeste a sua disponibilidade através dos seguintes contactos: [email protected] | 218855482”, pode ler-se na informação publicada nas redes sociais.

A nota refere que “a forma de colaboração pode ser através da intervenção numa peça ou espaço danificados, ou integrando eventuais equipas de emergência que colaborem no terreno, para salvaguardar património em risco, conforme as necessidades que serão aferidas pelo Grupo de Trabalho de Conservação e Restauro deste Secretariado”.

Após a passagem da tempestade Kristin, o SNBCI e o Património Cultural, I.P identificaram 33 locais de culto com “danos muito avultados”, nas dioceses de Leiria-Fátima, Coimbra, Aveiro e Santarém.

“Haverá outros, ainda não identificados devido às dificuldades de comunicação. Há também inúmeras situações com danos, ainda que menos avultados, particularmente ao nível dos telhados”, indicaram.

Portugal enfrenta hoje a chegada da depressão Leonardo, com chuva persistente e vento forte, num momento em que o país ainda contabiliza os danos da tempestade Kristin, que causou 10 mortos e deixou um rasto de destruição em infraestruturas e habitações.

LJ/OC

Igreja/Portugal: Tempestade provocou «danos muito avultados» em pelo menos 33 locais de culto

Partilhar:
Scroll to Top