Solidariedade: «Primeiro desafio» da Quaresma é «prestar atenção» aos pobres, diz bispo do Porto

Renúncia quaresmal vai ser destinada ao Fundo Social Diocesano

Porto, 23 fev 2012 (Ecclesia) – O bispo do Porto considera que a prioridade da Quaresma e de “toda a vida” consiste em “redobrar a atenção” aos mais pobres, respondendo com “criatividade” às suas necessidades.

Na mensagem quaresmal de 2012, transmitida em vídeo, D. Manuel Clemente pede o “empenho no olhar e no coração” diante do “dramatismo” das “atuais circunstâncias” da sociedade portuguesa.

A convicção cristã de que Deus é “pai de todos” deve traduzir-se numa “fraternidade autêntica com tudo e com todos”, oferecida como “companhia” e “cuidado”, sublinha o vice-presidente do episcopado português.

O Fundo Social Diocesano, que procura responder às “necessidades acrescidas” dos desfavorecidos, vai ser o destino da renúncia quaresmal, prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para uma finalidade especificada pelo bispo.

“A Quaresma é um caminho pascal que nos faz morrer para uma vida sem Deus e sem os outros, para renascermos na dádiva constante, na vida que se recupera, na adoração do Pai e no serviço dos irmãos”, assinala o prelado no vídeo.

Iniciada nesta Quarta-feira de Cinzas, a Quaresma é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que servem de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

RJM

[[v,d, ,]]

Partilhar:
Scroll to Top