Solidariedade: Presidente do Conselho Pontifício «Cor Unum» está na Guatemala

Cardeal Robert Sarah vai inaugurar estruturas que foram reconstruídas com o apoio do Papa

Lisboa, 19 mar 2014 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, cardeal Robert Sarah, iniciou esta terça-feira uma visita à Guatemala onde vai inaugurar equipamentos reconstruídos depois dos desastres naturais que afetaram o país em 2011.

O objetivo da visita, que decorre até sexta-feira, “é inaugurar um complexo habitacional de dezanove casas e uma capela construídos para as famílias, após os desastres naturais que atingiram o país no outono de 2011, e levar um sinal concreto de proximidade espiritual às pessoas que estão agora enfrentando a fase de reconstrução”, refere a Rádio Vaticano.

Esta inauguração está agendada para a localidade de Cuilapa, na Diocese de Santa Rosa de Lima, e a construção foi possível “graças a uma doação do Papa Francisco tendo sido depois realizada em conjunto com a Igreja local, com a coordenação da Nunciatura Apostólica na Guatemala que administrou as fases de implementação do projeto”.

A agenda inclui encontros com representantes da Caritas da Guatemala e da Caritas arquidiocesana, estando para esta tarde prevista uma visita à Villa de los Niños, “um colégio para jovens pobres que através de uma bolsa de estudos onde recebem formação até os 18 anos”.

De agosto a outubro de 2011, como aconteceu em 2010, com a passagem do tufão tropical Agatha, inundações provocadas por chuvas torrenciais, deslizamentos de terra e eventos sísmicos causaram grandes danos ao território guatemalteco, sobretudo nos Municípios de Cuilapa, Chiquimulilla, Taxisco e Guazacapen, obrigando milhares de famílias a abandonarem as suas casas.

O Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ (‘um só coração’, em português) é o departamento da Santa Sé que coordena a ação do Papa para a promoção da caridade em situações de emergências humanas, conflitos ou catástrofes naturais.

RV/MD

Partilhar:
Scroll to Top