Solidariedade: Prática da caridade também serve de primeiro anúncio da fé cristã

Albergaria-a-Velha, Aveiro, 31 jan 2013 (Ecclesia) – A prática da caridade e a espiritualidade dos cristãos são formas oportunas de fazer o primeiro anúncio da fé cristã, considera o diretor do Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

A perspetiva do padre Paulo Malícia foi apresentada esta quarta-feira em Albergaria-a-Velha, no terceiro dia das Jornadas de Formação Permanente do Clero da Diocese de Aveiro, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O sacerdote lamentou a “falta de unidade nacional ao nível da iniciação cristã”, correspondente aos sacramentos do Batismo, Confirmação (Crisma) e Eucaristia.

O clero aveirense deseja que a Conferência Episcopal Portuguesa defina “critérios de unidade em relação à pastoral sacramental da Igreja”, refere o comunicado de imprensa.

“Os sacramentos são alicerces, pontos estruturantes, meios da graça, pelos quais a iniciação cristã acontece, e nunca pontos de chegada ou diplomas de assiduidade e bom comportamento na catequese”, sublinhou o padre Paulo Malícia.

A sessão de quarta-feira incluiu uma mesa redonda sobre a catequese familiar, a realidade dos padrinhos de batismo e a integração dos grupos do crisma na vida paroquial.

O bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, encerra hoje as Jornadas, após a apresentação da síntese dos trabalhos.

A diocese aveirense assinala até 11 de dezembro os 75 anos da sua restauração com iniciativas espirituais, teológicas e culturais, integradas na denominada ‘Missão Jubilar’.

GICDA/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top