Francisco reza pela paz «todos os dias» e vai enviar o esmoler pontifício, cardeal Konrad Krajewski, ao país
Cidade do Vaticano, 19 dez 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai enviar o esmoler pontifício à Ucrânia, o prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade (Santa Sé), que vai levar uma caravana médica, “um pequeno hospital móvel”, neste período das férias de Natal.
“O esmoler partirá para a Ucrânia com a oferta de uma grande caravana médica, um pequeno hospital móvel, onde também podem realizar cirurgias, e seis ecógrafos que serão doados aos hospitais destruídos e bombardeados”, informa o Dicastério para o Serviço da Caridade – Esmolaria Apostólica, num comunicado enviado esta quinta-feira, 19 de dezembro, à Agência ECCLESIA.
O esmoler pontifício, o cardeal Konrad Krajewski, regressa à Ucrânia em tempo de Natal, e durante esta nova viagem ao país da Europa de leste, em guerra desde a invasão russa a 24 de fevereiro de 2022, vai visitar “diversas comunidades para encontrar pessoas que sofrem”.
Antes da viagem, o Papa Francisco abençoou a caravana médica, na companhia do cardeal Konrad Krajewski.
O prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade, enviado do Papa à Ucrânia pela nova vez, “tentará abrir a ‘porta da Esperança’ nos corações e rezar pela paz tão desejada”, com as pessoas que vai encontrar.
“Todos os dias o Papa Francisco reza pela paz neste país devastado pela guerra, mas de forma concreta quer estar presente entre eles nestes dias, em que celebramos o nascimento de Jesus”, destaca o comunicado da Esmolaria Apostólica.
D. Konrad Krajewski, cardeal polaco, passou o Natal de 2022, na Ucrânia, na altura o país estava há dez meses de guerra, levou ajuda espiritual e material, nomeadamente camisolas térmicas e geradores de energia.
No dia 12 de agosto deste ano, camiões com alimentos, roupas, produtos de higiene e medicamentos, chegaram a Kharkiv, numa operação do Dicastério da Caridade que, desde o início da guerra, tem enviado bens para a população atingida pelo conflito.
Em junho deste ano, o responsável pelas obras de caridade do Papa, levou a terceira ambulância oferecida por Francisco para as vítimas da guerra na Ucrânia, em concreto à população de Zboriv, na região de Ternopil, a cerca de 400 quilómetros a oeste da capital Kiev.
Nesta viagem, a oitava viagem à Ucrânia desde o início da invasão russa, o cardeal Konrad Krajewski, prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade e esmoler pontifício, mostrou-se chocado com a morte de jovens, na guerra que se vive na Ucrânia.
CB