Solidariedade: Papa manifestou «tristeza» pelo «impacto devastador» dos tornados nos Estados Unidos da América

Francisco enviou telegrama de condolências ao presidente da conferência episcopal norte-americana

Foto DR

Cidade do Vaticano, 13 nov 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco expressou “tristeza pelo impacto devastador dos tornados” que atingiram o centro e o sul dos Estados Unidos da América (EUA), na última sexta-feira, num telegrama onde manifesta proximidade, oração, e agradece o esforço dos socorristas.

“Deus Onipotente possa conceder paz eterna aos que morreram, conforto aos que choram suas perdas e força a todos aqueles que foram afetados por esta imensa tragédia”, pede o Papa.

O telegrama foi enviado ao presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América (USCCB), D. José Horacio Gómez (arcebispo de Los Angeles), esta segunda-feira, e divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, foi assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Francisco expressa “tristeza pelo impacto devastador dos tornados” que atingiram o centro e o sul dos Estados Unidos, “nos últimos dias”, nomeadamente sexta-feira, depois de já ter evocado as vítimas este domingo, após a recitação da oração do ângelus.

O Papa agradece aos socorristas os esforços incessantes e a todos os envolvidos na assistência aos feridos, às famílias em luto e aos desalojados, terminando o telegrama com uma invocação a Deus para conceder a todos “força” e “perseverança generosa” no serviço a seus irmãos e irmãs.

Os bispos norte-americanos, através da USCCB – o seu presidente e o responsável pela Comissão de Justiça e Desenvolvimento Humano, D. Paul Coakley (arcebispo de Oklahoma City) -, também já expressam solidariedade e rezam pelas vítimas.

“É desolador ver a destruição e a devastação causadas pelos tornados; Durante este período do Advento, em que esperamos com alegria o nascimento de nosso Senhor, rezemos por aqueles que foram feridos, por aqueles que perderam suas vidas e por suas famílias e comunidades em luto. Que as pessoas atingidas por estas tempestades encontrem paz, conforto e esperança em nossa fé e no infinito amor de Deus”, divulga a Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América nos eu sítio online.

Por exemplo, o bispo da Diocese de Owensboro, D. William Medley, organizou uma coleta especial para apoiar as pessoas afetadas e desalojadas, nas missas deste domingo, nas paróquias.

O portal ‘Vatican News’ refere que muitas pessoas ainda estão desaparecidas e o número de mortos pode ser mais de uma centena; O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou estado de emergência.

CB

Partilhar:
Scroll to Top