Solidariedade: Papa Francisco doou dois ventiladores ao Equador

Foto: Lusa

Cidade do Vaticano, 20 jun 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco doou dois ventiladores ao Equador que devem chegar nos próximos dias ao país latino-americano que tem mais de 47 mil casos testados positivos de Covid-19 e 3929 pessoa morreram por causa do novo coronavírus.

“O embaixador do Equador no Vaticano, José Luis Álvarez Palacio, informou a Nunciatura Apostólica que os dispositivos já deixaram o Vaticano e chegarão ao país nos próximos dias”, divulga a Conferência Episcopal do Equador, no seu sítio online, anunciando que os aparelhos vieram da Embaixada do Equador junto da Santa Sé.

O Ministério da Saúde do país latino-americano informa que são 47.322 os casos testados positivos de Covid-19, e 3929 pessoas que morreram por causa do coronavírus e são cinco as províncias mais afetadas pela pandemia: Guayas, Manabí, Pichincha, Los Ríos e El Oro, seguidas por Santo Domingo de los Tsáchilas e Azuay.

O sítio online ‘Vatican News’, destaca que a esta é apenas “uma das muitas doações” do Papa Francisco durante a atual pandemia e recorda que, a 23 de abril, enviou dois ventiladores pulmonares e equipamento de proteção pessoal para os hospitais da Diocese italiana de Lecce; cinco ventiladores para a cidade de Suceava, na Roménia, e outros três para a capital espanhola Madrid, que já tinha recebido ventiladores em março.

Ainda em abril, mas no dia 18, Francisco doou 10 ventiladores pulmonares para a Síria e três para o Hospital São José em Jerusalém, para além de contribuir com kits para diagnósticos em Gaza e no Hospital da Sagrada Família, em Belém.

O Papa que apoiou a criação do Fundo de Emergência das Obras Missionárias Pontifícias (POM), com recursos iniciais de 750 mil dólares para ajudar os países de missão, também ajudou o Hospital italiano de Bergamo, numa das cidades mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus, com 60 mil euros, no início de abril, informa ainda o ‘Vatican News’.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top