Francisco vai apoiar populações afetadas por terramotos, ciclones e os efeitos socioeconómicos da pandemia Covid-19
Cidade do Vaticano, 24 ago 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai enviar uma ajuda inicial de 200 mil euros para as populações atingidas pelo terramoto no Haiti, 100 mil para o Vietname enfrentar as dificuldades da pandemia e 69 mil dólares destinam-se ao Bangladesh.
O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) informa que o Papa Francisco instituiu o envio de uma contribuição inicial de 200 mil euros para o socorro das populações na atual fase de emergência, consequência do terramoto de magnitude 7,2.
Segundo dados das autoridades locais, no terramoto, de 14 de agosto, morreram pelo menos 2207 pessoas, mais de 12 mil ficaram feridas, para além de consideráveis danos materiais.
Em colaboração com a Nunciatura Apostólica, os 200 mil euros vão ser partilhados pelas dioceses mais afetadas pela calamidade e vai ser usado na assistência às vítimas do terremoto.
“Pretende ser uma expressão imediata do sentimento de proximidade espiritual e encorajamento paternal para com o povo e territórios afetados”, explica o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral.
No dia 15 de agosto, o Papa apelou à ajuda da comunidade internacional para o Haiti, e manifestou a sua proximidade à população haitiana, tendo convidado os peregrinos presentes na Praça de São Pedro a rezar com ele uma Ave-Maria.
A Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) aprovou uma ajuda de emergência de meio milhão de euros para o Haiti e a Cáritas Internacional está a dinamizar uma campanha de angariação de fundos e as doações podem ser feitas online.
O Papa Francisco decidiu também enviar uma primeira ajuda de emergência de 100 mil euros para a população do Vietname, que se encontra em “grave dificuldade” devido às consequências socioeconómicas associadas à pandemia Covid-19, e cerca de 69 mil dolares para o Bangladesh, após a passagem do ciclone Yaas, lê-se no comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé
CB/PR