Lisboa, 22 jan 2015 (Ecclesia) – A Ordem Hospitaleira de S. João de Deus foi distinguida pelo Parlamento Europeu com o prémio “Cidadão Europeu”.
Segundo uma nota do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, a instituição fundada pelo santo português João de Deus (1495-1550) foi galardoada pela sua “dimensão social ligada aos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”.
A iniciativa partiu de um eurodeputado espanhol, Gabriel Mato, e tem como principal objetivo realçar projetos nascidos da sociedade civil que promovam “uma maior integração dos cidadãos dos Estados-Membros”, entre outras condições.
O prémio vai ser oficialmente entregue no dia 25 de fevereiro, em Bruxelas, mas o superior da província de Aragón, em Espanha, José Luis Fonseca, já reagiu a esta distinção.
Para aquele responsável, trata-se de um prémio que “anima e alenta” a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus “a fazer o bem, bem feito, com mais afinco e determinação”.
Os Irmãos de S. João de Deus prestam serviço a doentes um pouco por todo o mundo, sobretudo aos mais maltratados e excluídos, em parceria com cerca de 45 mil colaboradores, 8 mil voluntários e centenas de milhares de benfeitores.
Em Portugal têm centros de apoio em regiões como Lisboa, Telhal, Montemor-o-Novo, Areias de Vilar, Barcelos, Angra do Heroísmo, S. Miguel e Funchal.
SNPC/JCP