João Fernandes destaca que vão dar «produtos essenciais para uma alimentação adequada e para a saúde humana»
Oeiras, 31 mai 2022 (Ecclesia) – A organização ‘Oikos’ vai dar início a uma campanha solidária de entrega de cabazes de “produtos hortofrutícolas e outros bens alimentares essenciais” a refugiados ucranianos e famílias de acolhimento, na região de Lisboa, no Dia Mundial da Criança (1 de junho).
“A Oikos, através do SmartFarmer, vem preencher uma lacuna na assistência alimentar em Portugal, privilegiando a doação de frutas e legumes, que são essenciais para uma alimentação adequada e para a saúde humana”, destaca o diretor executivo da Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), João Fernandes, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A Oikos informa que esta iniciativa solidária vai começar com a distribuição de cabazes a 42 famílias no infantário Baby Shark, que acolhe crianças ucranianas, no Chiado, em Lisboa, esta quarta-feira, Dia Mundial da Criança, a partir das 15h00.
Segundo a ONGD portuguesa, no mesmo dia (1 de junho), vão entregar mais cabazes de frutas e vegetais em Lisboa e Loures, num total de 57 cabazes; Uma ação que se vai realizar semanalmente, durante um período mínimo de quatro meses, de junho a setembro, na região de Lisboa.
A organização para a cooperação e o desenvolvimento salienta que esta iniciativa humanitária tem um “triplo impacto social”: De ajuda aos refugiados, numa primeira fase de “apoio aos refugiados ucranianos”; de assistência às famílias de acolhimento, que “acabarão por sentir uma pressão adicional no seu orçamento”; e de apoio a produtores locais, nomeadamente de Mafra, Montijo e Loures.
“Há uma diferença significativa entre ir ao supermercado comprar um produto que veio do outro lado do mundo para depois o doar, ou comprar a um produtor local para consumir ou oferecer numa comunidade próxima. Essa diferença gera um benefício económico local e diminui os custos económicos e ambientais associados às cadeias longas de distribuição”, desenvolve João Fernandes, diretor executivo da Oikos .
A organização informa que esta semana o cabaz solidário é constituído por: Pera, maça golden, tangerina; beterraba, couve-flor e couve coração de boi, batata, cebola e cenoura, ovos e azeite, e tem cada um tem um custo de 20 euros.
A ONGD Oikos informa ainda que pretende “alargar” esta iniciativa a mais pessoas e a outras regiões de Portugal, por isso, está “aberta à solidariedade dos portugueses” que podem contribuir com donativos através das páginas online OIKOS | Donate e do ‘Marketplace SmartFarmer’.
A ‘Oikos – Cooperação e Desenvolvimento’, com mais de 32 anos de trabalho, foi constituída em 1988, em Portugal, tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna, trabalhando nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global.
CB