Solidariedade: Oikos celebra 35 anos de trabalho com os mais vulneráveis

ONGD implementa iniciativas em favor de «mundo mais justo e sustentável»

Lisboa, 23 fev 2023 (Ecclesia) – A Oikos, Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), celebra hoje 35 anos de existência, num trabalho dedicado às “comunidades mais vulneráveis”

Fundada em Portugal, a Oikos é uma organização internacional que escolheu “o mundo como a sua casa” e dedica-se ao trabalho “com as comunidades mais vulneráveis, promovendo a implementação de iniciativas que tornam o mundo mais justo e sustentável”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Esta ONGD atua nas áreas do “ambiente e alterações climáticas; segurança alimentar e economia local; acesso aos serviços sociais básicos; cidadania e direitos humanos”.

Nas palavras do seu atual presidente, João José Fernandes, a Oikos faz 35 anos “partilhados por muitas vidas, fundadores, associados, colaboradores, doadores, muitos e muitas delas anónimos, que possibilitaram a sua existência”.

“É esta enorme rede de trabalho que nos ajuda na construção de um mundo no qual todas as pessoas tenham a capacidade de exercerem os seus direitos e deveres”, acrescenta.

Em dia de aniversário, a Oikos manifesta “profunda preocupação” com as equipas e parceiros em alguns países nos quais atua, “em particular na América Latina, que enfrentam perseguições e crescentes pressões por parte dos poderes políticos e dos poderes fáticos, precisamente porque coloca os interesses das comunidades mais pobres, dos cidadãos e cidadãs mais vulneráveis, em primeiro lugar”, sublinha o comunicado.

“Milhões de pessoas, num total de 24 países em todo o mundo, já melhoraram as suas condições de vida com o apoio Oikos – cooperação e desenvolvimento, das suas equipas, parceiros locais e doadores”.

Uma das características que “mais diferencia esta organização portuguesa” é o trabalho participativo que tem com as comunidades, promovendo “o envolvimento proativo e direto da população em todo o processo”.

A sua missão social “tem crescido fortemente” e, no último ano, “beneficiou mais de 627 mil pessoas em Portugal, África e América Latina”.

A Oikos colabora com 110 instituições de ensino em Portugal e no Mundo e mantem trabalho conjunto com 53 parceiros locais e internacionais.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top