Solidariedade: Nova presidente da Sociedade de São Vicente de Paulo vai apostar na juventude e na formação

Vicentinos elegeram Alda Couceiro, quando se preparam para celebrar 400 anos de história

Lisboa, 22 abr 2016 (Ecclesia) – Alda Couceiro tomou posse como nova presidente do Conselho Nacional da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) e quer apostar no “rejuvenescimento e na formação” dos membros do movimento.   

“Olhamos para as conferências vicentinas e vemos pessoas de cabelo branco que, para nós, é saber, mas torna-se importante transmitir esse saber aos mais novos”, afirmou hoje em declarações à Agência ECCLESIA.

Alda Couceiro explicou que, apesar da vida juvenil não permitir ter tanta disponibilidade, se torna necessário “cativar os mais jovens e por isso tenho dois jovens na equipa nacional, é o início do rejuvenescimento”.

Outra das apostas para este mandato é a formação dos jovens mas também dos próprios membros das conferências vicentinas.

“Temos de nos adaptar aos novos tempos, fazemos muitas atividades, ajudamos muitas pessoas e famílias mas depois não o conseguimos transmitir da melhor forma”, acrescenta.

Alda Couceiro pertence à SSVP há cerca de 30 anos, quando respondeu a “um convite” porque tinha um gosto especial pela área social, e depois nasceu “uma vocação pelos mais pobres”.

Num tempo em que os vicentinos “não se reduzem a dar esmolas”, Alda Couceiro transmite a preocupação com famílias que “precisam de todas as ajudas” e que só os vicentinos conseguem lá chegar.

“Temos três pilares que nos orientam: o acolhimento, a convivência pessoal e a espiritualidade; conseguimos chegar até à realidade de quem precisa, visitamos as casas e só com a ajuda de toda a comunidade conseguimos responder a tantos pedidos”, sublinhou.

A presidente nacional da SSVP que agora inicia funções vai coordenar as comemorações que os vicentinos assinalam em 2017: “São os 400 anos do carisma vicentino, os 280 anos da canonização de S. Vicente de Paulo e os 20 anos da beatificação de Frederico Ozanam, fundador, temos de celebrar e estamos a organizar um congresso”, adiantou.

A primeira conferência vicentina em Portugal foi criada em Lisboa, em 1859, sendo depois fundado o Conselho Nacional de Portugal, que resultou da fusão dos Conselhos Superiores Masculino e Feminino Portugueses, em 1976. 

SN

Partilhar:
Scroll to Top