Solidariedade: Missionários da Consolata promovem campanha «vamos consolar o povo ucraniano»

Fátima, 26 mar 2022 (Ecclesia) – O Instituto Missionário da Consolata (IMC) em Portugal está a dinamizar a campanha solidaria ‘Vamos consolar o povo ucraniano’, em sintonia com as comunidades na Polónia que estão a “acolher e a ajudar milhares de refugiados” da Ucrânia.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o IMC Portugal explica que vão começar por enviar ajuda, “num primeiro momento”, para os missionários na Polónia que estão “a acolher e a ajudar os refugiados ucranianos”.

Os Missionários da Consolata não têm casas na Ucrânia mas os religiosos das duas comunidades polacas mobilizaram-se “para ir ao encontro da massa de gente que foge do conflito bélico na Ucrânia”.

“A nossa comunidade da Consolata (de Kielpin) trabalha em colaboração com a paróquia de Santa Margarida, em Łomianki, perto de Varsóvia, e também com a Cáritas. Trabalhamos no acolhimento de refugiados”, explica o padre Luca Bovio.

O missionário italiano em missão há mais de dez anos na Polónia, e conselheiro regional do IMC na Europa, adiantou que para além de bens alimentares, roupas, medicamentos, produtos de limpeza, também precisam de “doações em dinheiro” para o “pagamento de renda de casa, se necessário, ajuda às famílias de acolhimento que não dispõem de meios financeiros, cuidados médicos, entre outros”.

O Instituto Missionário da Consolata em Portugal informa também que essa ajuda depois vai ser direcionada para os refugiados ucranianos que chegam ao território nacional.

Os Missionários da Consolata, fundados pelo padre José Allamano em 1901, assinalam que a” catástrofe humanitária gerada pela guerra na Ucrânia não deixa ninguém indiferente”, e as doações para a campanha ‘Vamos consolar o povo ucraniano’, podem ser feitas para a sua casa em Fátima, ou por transferência (IBAN: PT50 0033 0000 4551 9115 214 05, MBWAY: 914 403 732).

CB

Partilhar:
Scroll to Top