Solidariedade: Marcelo Rebelo de Sousa e Carlos Moedas na festa de Natal da Comunidade Vida e Paz

No primeiro dia foram acolhidos 333 convidados neste evento natalício

Foto: Rui Ochoa – Presidência da República

Lisboa, 17 dez 2022 (Ecclesia) – O primeiro dia da festa de Natal da Comunidade Vida e Paz foi marcado pela visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e pela diretora geral da Saúde, Graça Freitas, deixando uma “mensagem de apoio e esperança a todos os convidados”.

A 34.ª festa de Natal para as pessoas em situação de Sem-Abrigo da Comunidade Vida e Paz realiza-se até domingo na Cantina da Cidade Universitária, em Lisboa.

Esta sexta-feira foram acolhidos “333 convidados, por 207 voluntários distribuídos pelas diferentes áreas e serviços disponibilizados”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na área de cidadania foram atendidos 50 convidados pelo «Espaço Aberto ao Diálogo» e foram registados 19 atendimentos na Segurança Social, 11 no Instituto do Emprego e Formação Profissional e foram feitos 11 cartões de cidadão no Instituto dos Registos e do Notariado.

Na área da saúde foram realizadas 31 consultas médicas, 27 rastreios de doenças cardiovasculares, 2 rastreios de tuberculose, 31 atendimentos de saúde oral, tendo sido distribuídos 31 kits dentários, 21 rastreios de doenças sexualmente transmissíveis, 11 atendimentos na tenda de primeiros socorros e foram administradas 13 vacinas contra a Covid-19 e 15 vacinas da gripe.

Relativamente à área da Roupa, foram distribuídos 186 kits, 128 de homem e 58 de mulher. Já no Barbeiro, foram realizados 42 cortes de cabelo.

A festa de Natal da Comunidade Vida e Paz proporciona aos convidados “momentos de partilha e convívio com os voluntários que, através de pequenos gestos e palavras, motivam as pessoas a transformar as suas vidas”.

Ao longo dos três dias da festa (16 a 18 deste mês) é “assegurado, através da colaboração de benfeitores (institucionais e privados) e voluntários, o acesso a inúmeros serviços de apoio e, essencial e principalmente, a promoção da motivação necessária para o primeiro passo na reconstrução de um novo sentido de vida”, sublinha a nota.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top