Solidariedade: Manuel Lemos anuncia recandidatura às eleições na UMP

Presidente da União das Misericórdias Portuguesas realçou que «guerra devastadora» causou dificuldades financeiras às instituições

Foto: RR

Lisboa, 18 abr 2023 (Ecclesia) – O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, anunciou a sua recandidatura às eleições dos corpos sociais da UMP para o quadriénio 2024/2027, a ter lugar no final deste ano.

A UMP realizou hoje, em Fátima, uma assembleia geral marcada pelo “aumento significativo da participação de Santas Casas da Misericórdia” e onde Manuel Lemos destacou o “trabalho muito duro, permanente e constante” do secretariado nacional da UMP, ao longo de 2022, para minorar as dificuldades financeiras decorrentes de uma “guerra devastadora”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“O apoio extraordinário do governo, no valor de 75 milhões de euros, no final de 2022, foi uma ajuda importante para minorar a situação”, realça o responsável.

Para melhor defender os interesses dos associados, e para realizar um estudo sobre os custos médios das respostas sociais e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Manuel Lemos apelou ao preenchimento de dados para a caracterização da atividade das misericórdias na área social e da saúde, “para chegar à negociação com dados credíveis”.

Entre os esclarecimentos prestados durante a assembleia geral, incluíram-se ainda o anúncio da reprogramação das verbas alocadas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), até 30 de abril, e o levantamento do parque habitacional das misericórdias pela UMP, na sequência de uma reunião do Secretariado Nacional com a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, com o objetivo de encontrar soluções para a reabilitação do património de habitação das misericórdias.

Na reunião magna falou-se também que a agenda deste ano da UMP ficará marcada pelo 14º Congresso Nacional das Misericórdias, (01 a 03 de junho) com sessões temáticas sobre “património, identidade, financiamento, demografia, respostas inovadoras, prestação de cuidados de saúde a idosos e outras”.

Na assembleia geral, a União das Misericórdias Portuguesas aprovou o relatório de atividades e contas do ano de 2022.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) é uma associação de âmbito nacional, criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top