Solidariedade: Juventude Hospitaleira aposta nas plataformas digitais para estar próxima dos utentes (c/vídeo)

Jovens preparam celebração diferente para o carnaval

Lisboa, 09 fev 2021 (Ecclesia) – O secretário da Juventude Hospitaleira (JH) disse à Agência ECCLESIA que o movimento aumentou as iniciativas, através das plataformas digitais, para manter a sua presença junto dos utentes, durante a pandemia.

“Os utentes são pessoas diferentes, mas com uma capacidade afetiva enorme onde nós estabelecemos conexões e amizades que duram para o resto das nossas vidas”, precisou Guilherme Portela, em entrevista emitida hoje na RTP2.

Uma das ideias que os jovens pretendem concretizar são as “serenatas”, após o confinamento, com “todas a regras de segurança e distanciamentos”, para cantar aos utentes que estão nas instituições.

A Juventude Hospitaleira é um movimento católico juvenil ligado às Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e à Ordem Hospitaleira dos Irmãos de São João de Deus, fundado a 1 de janeiro de 1988.

Os jovens que se inscrevem no movimento “têm acesso a várias atividades, desde fins-de-semana hospitaleiros, de campos de férias que duram uma semana ou atividades de uma tarde”.

“As atividades decorrem nas casas de saúde dos irmãos e das irmãs” e o “ponto fulcral das atividades é a interação entre os jovens e os utentes das instituições”, frisou o secretário da JH.

Guilherme Portela observa que, com a pandemia, os utentes das instituições sentem “muito a ausência dos jovens”, mas através da plataforma Zoom conseguem interagir com eles.

Apesar das contingências, a Juventude Hospitaleira está a organizar, de 12 a 16 deste mês, uma celebração de “carnaval”.

“Atividades com muita música, festa e oração”, através do digital, para animar os utentes das casas dos irmãos/as e hospitaleiros.

Inspirados nos santos hospitaleiros, os membros deste movimento tentam levar “a fé e a hospitalidade” às pessoas.

HM/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top