Solidariedade: Fundação Salesianos dinamiza recolha de fundos para apoiar «crianças e jovens mais vulneráveis»

A primeira campanha vai estar centrada no «impacto da pandemia da Covid-19 em Portugal»

Lisboa, 17 jun 2020 (Ecclesia) – A Fundação Salesianos está a dinamizar a plataforma de recolha de fundos ‘Missão Dom Bosco’ que vai apoiar projetos “em prol das crianças e jovens mais vulneráveis e suas famílias”, em Portugal e no mundo.

“Queremos continuar o exemplo de Dom Bosco, e poder ser resposta social às crianças e jovens que mais precisam e dar-lhes as ferramentas para que possam ter um futuro com mais oportunidades, em Portugal e no mundo”, afirma o provincial dos Salesianos em Portugal, o padre José Aníbal Mendonça.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Fundação Salesianos informa que a primeira campanha da ‘Missão Dom Bosco’ vai estar centrada no “impacto da pandemia da Covid-19 em Portugal”.

O padre José Aníbal Mendonça contextualiza que o serviço social ‘SolSal’ em Portugal tem feito um “trabalho notável”, bem como as missões salesianas, “em países com contextos sociais muito desfavorecidos”, que têm resultados “muito positivos e encorajadores para as crianças, jovens e suas famílias”.

“Anima-nos fazer a diferença nestas jovens vidas e motiva-nos para, com o apoio dos nossos doadores, continuarmos a ajudar mais e melhor, especialmente nestes tempos de tanta incerteza e insegurança social que estamos a viver”, acrescenta.

A Fundação Salesianos, fundação de solidariedade social, explica que os projetos que a ‘Missão Dom Bosco’ vai apoiar são “prioritariamente focados na educação de qualidade”, mas também na “proteção, promoção, saúde, saneamento básico e acesso a água potável”, programas e ações de curto, médio e longo prazo e “contribuir para a sua sustentabilidade e cumprimento de objetivos traçados”.

A plataforma de recolha de fundos está integrada no sítio online dos Salesianos, em www.salesianos.pt, que disponibiliza “várias formas de contribuição para os antigos e novos doadores”, onde se pode optar por ser benfeitor Salesiano, “com contribuições recorrentes”, ou doador Salesiano, “com contribuições pontuais”, para além de disponibilizar notícias da ação social Salesiana em Portugal e dos programas em todo o mundo.

“A Missão Dom Bosco garante ainda que os donativos recebidos são integralmente usados para o fim a que se destinam, assumindo a Fundação Salesianos os custos inerentes às operações, como gestão, comunicação e recursos humanos”, desenvolve, assinalando que no final do ano é enviado “um relatório detalhado” sobre o total dos donativos recebidos.

Segundo o comunicado, o Fundo Solidário Salesiano ‘Missão Dom Bosco’ está online desde o dia 13 de junho, quando a Igreja Católica celebrou Santo António, o padroeiro da Província dos Salesianos de Portugal.

Os Salesianos estão em mais de 133 países, os primeiros chegaram a Portugal em 1894 para a direção do Colégio de S. Caetano de Braga, para educar crianças e jovens à maneira do fundador São João Bosco.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top