Valor adquirido com os 1268 presentes durante o Natal é destinado a assegurar repostas sociais nas áreas da alimentação, saúde e educação
Lisboa, 27 jan 2025 (Ecclesia) – A FEC – Fundação Fé e Cooperação anunciou este domingo que angariou, entre o Natal e o Dia de Reis, um total de 19 550 euros com a campanha “Presentes Solidários”.
“O valor doado será agora canalizado para diferentes respostas sociais que apoiam comunidades vulneráveis dos países lusófonos”, informa a nota enviada à Agência ECCLESIA.
A Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento identificou a alimentação, a saúde e a educação como necessidades recorrentes na 19ª edição da campanha “Presentes Solidários”, que se realiza anualmente.
O montante resultante dos 1268 presentes oferecidos durante o Natal de 2024 vai permitir assegurar diversas respostas como fornecer roupa e alimentos para bebés e mães de povos indígenas no Brasil, assegurar sessões de fisioterapia para crianças com necessidades especiais em Moçambique e adquirir mochilas e capas para a chuva para apoiar estudantes em São Tomé e Príncipe.
“Embora constituam um suporte pontual, os presentes fazem a diferença no dia a dia de crianças, mulheres e famílias, em diferentes lugares e circunstâncias. Num mundo divisivo, a solidariedade é uma força de aproximação”, afirma Gustavo Lopes Pereira, coordenador da iniciativa.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste sãos os oito países que a FEC convidou a apoiar, através da aquisição e oferta de postais ilustrados, que representam as respostas sociais selecionadas para apoio no respetivo ano.
Os presentes solidários atuam através de um mecanismo de doação indireta, sendo o dinheiro angariado posteriormente transferido para parceiros da FEC, nos países envolvidos, que compram no local os bens concretos a doar e realizam a sua distribuição junto das comunidades visadas.
A Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento disponibilizou o número de presentes angariados por país, com Moçambique (396), Brasil (200) e Guiné-Bissau (176) a liderarem a lista, e refere que, ao longo de 2025, ficarão disponíveis as fotografias das entregas dos bens.
De acordo com a Fundação, desde 2006, foram já angariados mais de 46 000 presentes, no valor de 641 774€, representando “um contributo da sociedade civil para a melhoria das condições de vida de comunidades vulneráveis da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), nas áreas da saúde, educação, habitação e alimentação”.
A FEC – Fundação Fé e Cooperação é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, que tem como missão promover o desenvolvimento humano integral, com a visão de construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça. Criada em 1990, atualmente tem projetos em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.
LJ/OC