Solidariedade: Federação Solicitude alarga rede a Setúbal e quer reforçar «peso» das IPSS cristãs junto do Estado

Último plenário do atual mandato marcado por admissão de quatro novas instituições

Torres Vedras, 29 nov 2025 (Ecclesia) – A Federação Solicitude encerrou esta sexta-feira o último plenário do atual mandato com a admissão de quatro novas instituições, alargando a sua ação à Diocese de Setúbal e reforçando a ambição de representar as IPSS de inspiração cristã junto do Estado.

Reunida em Torres Vedras, a direção presidida por José Parente fez um balanço positivo dos últimos anos, marcados pelo esforço de garantir que estas instituições mantêm a sua matriz identitária.

“A principal missão da Federação é ajudar as instituições a viverem a sua identidade cristã própria (…) ajudando-as a perceber que não são apenas mais uma IPSS, mas obras sociais da Igreja com especificidade própria”, sublinhou o responsável, em declarações ao padre Nuno Rosário Fernandes, enviadas hoje à Agência ECCLESIA.

O encontro serviu para identificar os principais desafios do setor social, nomeadamente a “forte dependência financeira” dos acordos de cooperação com o Estado e a crescente dificuldade na gestão de recursos humanos.

José Parente apontou a dificuldade em “contratar e manter equipas estáveis” e a quebra do voluntariado como problemas centrais, destacando, por outro lado, o “papel decisivo dos migrantes” no funcionamento de muitas respostas sociais.

O responsável alertou ainda para a necessidade de promover uma “verdadeira cultura do outro”, especialmente entre as gerações mais jovens.

A Federação Solicitude assume o objetivo de se afirmar como uma “voz ativa” no diálogo com o Governo, sindicatos e sociedade civil, defendendo os interesses e a identidade dos Centros Sociais Paroquiais.

OC

Partilhar:
Scroll to Top