Solidariedade: Diocese do Algarve pede às crianças e jovens da catequese que troquem compras por donativos para os pobres

Faro, 14 fev 2013 (Ecclesia) – A “Campanha da Quaresma” da Diocese do Algarve, iniciada esta quarta-feira, incentiva as crianças e jovens da catequese a recolherem alimentos para oferecer às pessoas mais carenciadas.

A proposta concebida pelo Setor da Catequese da Infância e Adolescência sugere também a criação de um mealheiro para partilha da renúncia quaresmal, revela hoje o jornal ‘Folha do Domingo’.

O Fundo Social Diocesano volta a ser o destino da renúncia quaresmal, prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo.

Os conteúdos da campanha, disponíveis para consulta e transferência gratuitas no site da diocese algarvia, envolvem catequese, paróquia e família, pelo que prevêm iniciativas para os três contextos.

A campanha “Crer na caridade suscita caridade”, designação extraída do tema da mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma, prevê ainda a construção, durante as missas de domingo, do logótipo do Ano da Fé, que a Igreja Católica assinala até 24 de novembro.

A Quaresma é um período de 40 dias, desde a Quarta-feira de Cinzas até Quinta-feira Santa, em que os católicos são chamados a práticas penitenciais de jejum, oração e esmola para preparar a Páscoa, a festa mais importante do calendário cristão que assinala a ressurreição de Jesus.

FD/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top