Leiria, 01 ago 2011 (Ecclesia) – A diocese de Leiria-Fátima anunciou hoje o envio para Angola, através do grupo missionário ‘Ondjoyetu’ (a nossa casa, em língua umbundo), de dois contentores com um total de cerca de 42 toneladas de “bens diversos”.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo coordenador do Serviço de Animação Missionária, padre Vítor Mira, indica-se que “após a revisão do projeto da segunda fase da casa da missão que a diocese de Leiria-Fátima tem no Sumbe [Angola], foi necessário fazer o levantamento de todos os materiais de construção necessários à sua edificação”.
A fase seguinte passou pela recolha desses materiais e, neste momento, “para a construção da segunda fase da casa da missão no Sumbe só será necessário adquirir o tijolo, cimento, areia, brita e água”.
“Também seguem nos contentores pneus e consumíveis para as viaturas, uma betoneira, um cilindro de condução manual, moldes para manilhas de poços e de estrada, uma estrutura para um telhado de uma igreja, diversas ferramentas para apoio às obras e aos projectos de desenvolvimento na área das construções e agricultura”, indica o comunicado.
O documento sublinha que “tendo em conta as grandes carências que existem no Gungo”, também foram enviados sacos de roupa, calçado, cadeiras, beliches, bancos, livros e material escolar, bolas de praia e de futebol, artigos religiosos e de apoio à formação.
“Tudo isto só foi possível graças à generosidade de uma verdadeira multidão de pessoas individuais, mas também de empresas, paróquias e instituições que das mais diversas formas colaboraram com a oferta de bens diversos, em descontos significativos, trabalho voluntário de recolha, transporte, seleção e embalamento de todos estes artigos”, indica o sacerdote, que recentemente foi enviado pelo bispo de Leiria-Fátima para prestar serviço missionário na diocese do Sumbe.
OC